Imprensa
NA MÍDIA

Na Band News, Cotait fala da mobilização em prol do Simples Nacional

Ele também tratou de temas como o corte de gastos do governo e os juros

8 de novembro de 2024 às 14:24

Entrevista para a Band News sobre a Reforma Tributária – 7/10/2024

 

Em uma entrevista de 15 minutos nesta quinta-feira (8) ao canal Band News, o presidente da CACB, Alfredo Cotati Neto, defendeu que o Simples Nacional é um “sistema fiscal simplificado para a micro e pequena empresa e que está sendo desvirtuado na Reforma Tributária”.

Na entrevista, ele explicou que o Simples é derivado de um dispositivo de 1988, os artigos 146 e 179, concluindo, então, que “é um direito constitucional”, e convocou os parceiros – em rede nacional – para defender o regime: “Aos nossos 27 presidentes de federações que estão nos 26 estados e no Distrito Federal, é hora de uma mobilização de conscientização dos senadores para que olhem com muita atenção, com muito cuidado, a questão do Simples”.

Para Cotait, independentemente dos aspectos técnicos, o Simples é um grande Programa Social de inclusão dos micros e pequenos empreendedores que antes estavam na informalidade. “Se não conseguirem continuar no simples, ninguém vai para o complicado, provavelmente vão voltar para a informalidade, o que é uma grande pena porque isso foi um grande ganho para economia brasileira”, explicou.

“Vinte milhões de empresas foram constituídas a partir da formalização dos Simples que foi feita pelo presidente Lula em 2006, então não dá para entender muito o que que é a Receita Federal está querendo e o Congresso precisa olhar isto”, acrescentou o presidente da CACB revelando, ainda, que das 20 milhões de MPEs, 92% estão no Simples e que elas são responsáveis por 70% do índice de empregabilidade do país.

Alfredo Cotait contou sobre os esforços que a CACB fez junto ao Congresso Nacional participando de audiências públicas e propondo emendas. Perguntado sobre outros temas, ele contextualizou as dificuldades das empresas em recuperar os negócios na pós pandemia, falou sobre o impacto da importação da China, e outros temas como a questão dos bets “que estão diminuindo substancialmente a renda para consumir”, dos juros “que subiram ontem e já nos preocupou” e gastos do governo. ”Se for um corte verdadeiro eu acho que pode haver uma grande melhora em 2025”.

 

Confira aqui a entrevista na íntegra.

Últimas Notícias

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA
LIDERANÇA FEMININA 11 de setembro de 2026 às 17:21

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios
REFORMA TRIBUTÁRIA 10 de setembro de 2026 às 17:09

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional
NA MÍDIA 9 de setembro de 2026 às 17:22

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF
NOTA PÚBLICA 9 de setembro de 2026 às 14:03

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment
AVISO DE PAUTA 9 de setembro de 2026 às 11:57

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições
VITÓRIA DO ASSOCIATIVISMO 3 de setembro de 2026 às 18:50

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel