A CACB
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é um coletivo empresarial que busca contribuir para o desenvolvimento econômico do país, representando 27 Federações, 2300 Associações Comerciais e Empresariais e 2 milhões de empresas em todo o território nacional.
A CACB é uma organização multissetorial que reúne empresários de todos os setores da economia, como comércio, indústria, agropecuária e serviços, de empresas de todos os portes e profissionais liberais.
Histórico
A CACB é a entidade de representação empresarial mais antiga das Américas. Sua história teve início com a fundação da Associação Comercial da Bahia, em 15 de julho de 1811, atendendo a três desejos: dos comerciantes, para terem um local condigno onde pudessem se reunir regularmente e aí realizar seus negócios, como já vinham fazendo há anos, na própria Cidade Baixa; do vice-rei do Brasil, D. Marcos de Noronha e Britto, VIII Conde dos Arcos de Val de Vez, interessado no desenvolvimento da província que governava, sede do maior porto do hemisfério sul à época, já aberto, desde 1808, às “nações amigas”; e do Príncipe Regente, D. João VI, de promover o progresso da Colônia, sede provisória da Corte Portuguesa.
As associações de Norte a Sul do país tiveram importante papel na história do Brasil e na definição e encaminhamento das demandas dos empresários. A Associação Comercial de Alagoas, por exemplo, chegou a controlar a exportação do açúcar no século XIX.
O termo comercial, presente na nomenclatura destas associações vem de transação comercial, estas que, em 1811, eram feitas no local onde a ACBahia foi criada. A sede da Associação passou a centralizar a realização de negócios de diversos produtores e produtos, fomentando o comércio local da época.
Devido ao valor histórico do termo “comercial”, ele foi mantido e, até hoje, serve para dar nome às entidades da rede CACB em todo o país. Engana-se, no entanto, quem pensa que a representatividade do Sistema se limita apenas ao comércio.
Pelo contrário! As Associações Comerciais representam empresários dos mais variados setores, como do próprio comércio ou de serviços, indústria, agronegócio, entre outros. Além de defenderem os interesses dos empresários junto ao governo, as ACEs desenvolvem serviços para a classe, como capacitações, assessoria jurídica, planos de saúde, certificados de origem, certificado digital, mediação e arbitragem, entre outros.
Acesse aqui o estatuto da CACB