Imprensa
MATO GROSSO

Facmat lança projeto para fortalecer as Associações Comerciais em todo o estado

Segundo o presidente da entidade, Jonas Alves, projeto é uma forma de estimular as lideranças das associações comerciais no estado

28 de julho de 2021 às 09:55

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) lançou na noite de segunda-feira (26) o Projeto Facmat Integra, com o intuito de fortalecer o associativismo voluntário em Mato Grosso, através de ações e campanhas que unifiquem as Associações Comerciais (ACEs) e a Federação. Participaram do lançamento virtual os presidentes, diretores e executivos das entidades, que somam 56 em todo o estado.

Na oportunidade, o deputado estadual Carlos Avallone e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), César Miranda, trouxeram informações sobre os trâmites envolvendo a expansão da malha ferroviária no Estado.

“O Projeto Facmat Integra tem a intenção de ser mais um canal para unificar as proposições de políticas públicas de interesse dos empresários, além de acompanhar a atuação de cada presidente de Associação Comercial, oferecendo apoio e buscando soluções para cada cenário”, apontou o presidente da Facmat, Jonas Alves.

Segundo ele, também é uma forma de estimular as lideranças das ACEs no estado, propondo a regionalização de áreas de atuação da Federação e uma interação maior com cada cidade e região.

Os presidentes Cleyton Laurindo, da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), e Renato Del Cistia, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), apoiaram a realização do projeto e se colocaram à disposição para a realização dos encontros.

“Essa mobilização regional é muito importante para discutirmos ações que melhorem o desenvolvimento local e me coloco à disposição para ser anfitrião do encontro na região de Sinop”, reiterou Cleyton.

Renato frisou sobre a inclusão de membros da diretoria para enriquecer os encontros regionais do Facmat Integra. “Como sugestão é muito interessante a participação dos diretores das Associações para que haja, inclusive, mais integração com a Facmat. Acredito que essa reunião regional é muito positiva, conte conosco, se precisar de estrutura para eventuais encontros híbridos, estamos com nosso espaço aberto”.

Ferrovia Estadual

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), César Miranda, falou com entusiasmo na reunião sobre o lançamento do edital para construção da primeira ferrovia do Estado de Mato Grosso.

Segundo ele, o projeto indica que os trilhos cheguem de Rondonópolis a Cuiabá e de Rondonópolis a Nova Mutum, até Lucas do Rio Verde, com prazo estipulado entre 5 a 6 anos.

O investimento previsto inicialmente é de R$ 12 milhões na construção, com geração de empregos, diretos, indiretos, temporários e os gerados pelo efeito-renda, por conta do desenvolvimento econômico que a obra vai trazer.

“Digo que a ferrovia é um projeto audacioso lançado pelo governador Mauro Mendes, que começou com a Assembleia Legislativa, permitindo que nós pudéssemos autorizar a construção de uma ferrovia estadual”, contou o secretário. Ele explicou ainda que 27 municípios serão contemplados com os trilhos, que irá permitir ainda a redução nos preços de produtos vindos da região Sul do país.

“Com a ferrovia, a intenção é que se diminuam os custos com fretes. Também vamos incrementar o comércio, ou seja, todos que querem ver o crescimento do Estado ganham com a ferrovia. Estamos muito animados com esse gesto de ousadia do governo estadual e estamos fazendo história”, ressaltou César Miranda.

De acordo com o deputado estadual Carlos Avallone, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) teve papel fundamental para que o edital de chamamento público fosse lançado para a construção da ferrovia.

“Graças à aprovação pelos deputados conseguimos uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e um projeto de lei complementar que deram a sustentação legal necessária e permitiu que o governo pudesse fazer concessões ferroviárias”, esclareceu Avallone.

A viabilidade econômica, conforme o parlamentar, também é um dos fatores que permitiram a idealização da ferrovia. “Para a construção de uma ferrovia é preciso viabilidade, não basta vontade política, e temos viabilidade econômica. Cuiabá, por exemplo, é responsável por 20 milhões de toneladas de produtos, isso dá condições de retorno, importante para viabilizar a ferrovia”, finalizou o parlamentar.

O presidente da Facmat, Jonas Alves, justificou as presenças do deputado e do secretário durante o lançamento do Facmat Integra, para que o grupo acompanhe e discuta o projeto da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, que instiga o desenvolvimento econômico de várias regiões.

“Essas informações são importantes para que nós, como representantes das Associações Comerciais, nos posicionemos sobre como favorecer o desenvolvimento da nossa região. Podemos levantar bandeiras no Estado, trabalhar questões que envolvam benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento econômico de cada comunidade”, sugeriu o presidente.

Sobre a Facmat

A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos. Integra a CACB, sistema associativista composto por mais de 2300 Associações em todo o país, com mais de 2 milhões de empresários.

Fonte: Facmat

Últimas Notícias

Reforma Tributária é sancionada e Associações Comerciais preveem prejuízo aos pequenos negócios Reforma Tributária é sancionada e Associações Comerciais preveem prejuízo aos pequenos negócios
Federação 20 de janeiro de 2025 às 14:44

Reforma Tributária é sancionada e Associações Comerciais preveem prejuízo aos pequenos negócios

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel