Imprensa
ACSP

Crise ajuda segmento de autopeças

Volume de vendas do setor cresceu 5,2% no estado de São Paulo, em 12 meses. Resultado está apontado pela pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

8 de maio de 2017 às 12:27

O volume de vendas das lojas de autopeças e acessórios automotivos cresceu 5,2% no Estado de São Paulo no período acumulado de 12 meses terminados em fevereiro (fevereiro de 2016 a fevereiro de 2017), sobre igual período anterior. O resultado está apontado pela pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“Com a crise, o consumidor demora mais para trocar o automóvel e, com isso, opta pela manutenção e pela substituição de peças. Assim, essas reposições têm ajudado o segmento”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

No varejo paulista como um todo – incluídos todos os setores – as vendas recuaram 5,3% no mesmo período. Além do ramo de autopeças, as lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos registraram alta (2,8%) no período acumulado de 12 meses. Todas as outras atividades tiveram retrações, sendo a maior delas das lojas de móveis e decorações (-13,7%).

A comparação em 12 meses permite, em geral, visualizar melhor a tendência de um indicador econômico, pois elimina os efeitos sazonais e as diferenças no calendário e no número de dias úteis.

Fevereiro

Em fevereiro de 2017 frente a igual mês do ano passado, o varejo paulista registrou queda de 11,2% nas vendas, bem maior do que em janeiro (-6,7%), na mesma base de comparação. O resultado é reflexo da recessão econômica e, principalmente, do Carnaval e do dia útil a menos (efeito-calendário).

“Apesar de ser uma perda mais acentuada do que a do mês anterior, a tendência ainda é de recuperação lenta ao longo do ano, visto que os indicadores macroeconômicos continuam apontando consistentemente para uma retomada”, diz Alencar Burti, em referência às quedas dos juros e da inflação.

No primeiro bimestre, o comércio de SP acumula perda de 7% sobre o mesmo período do ano passado.

Regiões

O levantamento também mostra o desempenho do comércio em 20 regiões paulistas. Quando observados os 12 meses terminados em fevereiro, nenhuma delas teve saldo positivo. Marília registrou a menor queda (-0,3%), seguida de perto por Sorocaba/Vale do Paranapanema (-0,4%). Na contramão, a Região Metropolitana Oeste (inclui Osasco) foi a que mais caiu (-11,4%).

Todo os números citados se referem ao varejo ampliado, que inclui automóveis e material de construção. A pesquisa ACVarejo é elaborada mensalmente pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP a partir de informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Acesse os documentos com os números:
Boletim ACVarejo
Tabela Atividades Econômicas (Fevereiro 2017)

Fonte: ACSP

Últimas Notícias

Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador
UNIÃO 25 de março de 2025 às 17:30

Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador

Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória
CMEC 24 de março de 2025 às 10:24

Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional
ACE 21 de março de 2025 às 17:01

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS
Mulheres empreendedoras 21 de março de 2025 às 16:00

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:59

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:37

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel