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Consumidor pretende gastar mais no presente do ‘Dia dos Namorados

Pesquisa nacional da ACSP aponta que maioria das compras será realizada em pequenos estabelecimentos

10 de junho de 2024 às 11:14

Maioria dos entrevistados pretende gastar entre R$50,00 e R$ 300,00 com presente para o Dia dos Namorados

Uma pesquisa de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que, em âmbito nacional, 33,6% dos entrevistados pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados, que será comemorado na próxima quarta-feira (12). Por outro lado, 44,5% responderam que não têm intenção de compra, enquanto 21,9% não sabem.

Em relação ao ano passado, diminuiu levemente a proporção dos que manifestaram intenção de compra e aumentou a relativa aos que não pretendem adquirir presentes. Entre os que pretendem comprar, 45,2% planejam gastar mais do que em 2023, enquanto 28,6% pretendem gastar menos. Comparada ao ano anterior, a proporção de pessoas dispostas a gastar mais diminuiu, enquanto a de pessoas que pretendem gastar menos aumentou.

No que diz respeito ao nível de gasto, a grande maioria continua planejando comprar presentes entre R$ 50 e R$ 300, embora essa porcentagem tenha subido em relação à pesquisa do ano passado, atingindo 81,6%. Assim como em 2023, a pesquisa revelou que a maioria das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (45,2%) e de forma presencial, em lojas físicas (60,7%).

Itens mais procurados

Tal como no ano passado, nas intenções de compra prevalecem presentes de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista, o que é normal para a data, ao contrário do Dia das Mães, quando além desses presentes, se somam produtos para o lar, como móveis e eletrodomésticos.

A intenção de compra de roupas e calçados (31,2%) diminuiu em relação a 2023, ficando ainda mais abaixo do registrado durante o período pré-pandemia (60/70%). Presentes de uso pessoal, como itens de beleza, além de joias e bijuterias, são sempre populares para o Dia dos Namorados, representando cerca de 50,3% das preferências. Chocolates e bombons, que isoladamente somam 21,6% das escolhas, continuam a figurar na lista de presentes, mesmo após a Páscoa.

Por outro lado, surgiram itens que não eram mencionados antes da COVID-19, como cestas de café da manhã e delivery de refeições. Segundo o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, as intenções de compra para o Dia dos Namorados não apresentaram diferenças significativas em relação ao ano passado, embora ainda reflitam algumas mudanças nos hábitos de consumo ocorridas durante a pandemia. “De qualquer forma, a maioria dos entrevistados que manifestaram intenção de comprar presentes para a data estão dispostos a gastar mais e preferem realizar suas compras em pequenos estabelecimentos e de forma presencial. Isso seria muito positivo para o varejo tradicional”, conclui o economista.

A pesquisa da ACSP foi executada pela PiniOn e contou contou com uma amostra de 1.716 entrevistados em todo o país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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