Desenvolve Mulher Empreendedora

Projeto Desenvolve Mulher Empreendedora 

Foi lançado oficialmente, em 29 de agosto, na Sede da Associação Comercial de São Paulo, com a presença de autoridades, convidados, representantes do sistema CACB/CMEC e público (presencial e online), o Projeto Desenvolve Mulher Empreendedora.

O evento teve como objetivos apresentar o escopo de atuação e demais elementos necessários para acesso e adesão às ações do referido projeto e estimular o engajamento de lideranças em Federações, Associações Empresariais e grupos de mulheres consolidados em todo o Brasil.

O Projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, parceria do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC)/ Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional, visa fomentar o empreendedorismo feminino por intermédio da atuação das 27 Federações de Associações Comerciais do Brasil.

Alguns dos principais resultados esperados com a execução deste projeto são:

  • Contar com Conselhos de mulheres empresárias implantados ou em funcionamento em, ao menos, 80% das Federações de Associações Comerciais;
  • Criar 50 e apoiar novos grupos de mulheres empresárias;
  • Atender a 1.700 micro e pequenos empreendimentos liderados por mulheres, lideranças empresariais femininas e mulheres que tenham interesse em empreender.

O referido projeto, que tem previsão de execução de trinta meses, com previsão de finalização ao fim de 2024, tem como público-alvo a rede CACB/ CMEC, microempresas e empresas de pequeno porte lideradas por mulheres, lideranças femininas e mulheres que tenham interesse em empreender.

Para articulação de governança e sensibilização do sistema CACB, estão previstos encontros de lideranças e corpo técnico; elaboração e distribuição de séries, vídeos e trilhas de conhecimento sobre o tema; entre outras.

No que diz respeito à estruturação e ao fortalecimento da atuação em redes, há a previsão de oficinas de formação de lideranças; participação de lideranças estaduais em encontros da CACB/CMEC Nacional, organização de canais de distribuição e disseminação de conteúdo; suporte à formação e dinamização de núcleos de mulheres empresárias; entre outras.

Como passo inicial, a CACB/CMEC Nacional realizarão, em parceria com o Sebrae Nacional:

  • uma pesquisa nacional para atualização do perfil e identificação dos interesses das mulheres empreendedoras; e
  • um estudo sobre empreendedorismo feminino e medidas de desenvolvimento.

Estas ações serão base para realizar sensibilizações e estruturar/disponibilizar capacitações de amplo alcance (palestras de empreendedoras de sucesso, mesas de debate e webinars), pelo ambiente web; capacitações direcionadas (presenciais); consultorias; mentorias; missões de conhecimento; de acordo com as necessidades identificadas, para as mulheres empresárias, sobretudo junto àquelas que integram a rede das Associações Comerciais.

Além destes eventos, estão previstas ações de estímulo ao desenvolvimento de novos mercados (como a preparação de empreendedoras para interação com grandes empresas, participação em feiras e rodadas de negócios virtuais e apoio ao desenvolvimento de estratégia digital).

Para tanto, já estão em andamento diversas seleções de Consultorias para a condução de pesquisa; realização de estudo e apresentação de resultados;

Acompanhamento e suporte (para conselhos);  elaboração de materiais de orientação (conselhos); elaboração de modelos (conselhos); comunicação e marketing; marketing de conteúdo em meios digitais; acompanhamento de ferramentas digitais de gerenciamento de relacionamentos CRM; mapeamento de redes/estruturas de apoio às mulheres empreendedoras; elaboração de plano de ação para estabelecimento de parcerias; acompanhamento e suporte (para núcleos de mulheres); elaboração de modelos, guia de boas práticas e materiais de apoio (núcleos de mulheres); elaboração de conteúdo para capacitações (estratégia digital); instrutoria consultoria para capacitação/oficina/evento (estratégia digital).

Em paralelo, o CMEC da CACB já conta com coordenadoras executivas em 24 estados que, neste momento de lançamento, estão tomando conhecimento do referido projeto.

Estas coordenadoras, em um segundo momento, estarão em contato com as coordenadoras e técnicas de empreendedorismo feminino das unidades estaduais do Sebrae para identificar e adaptar as demandas e as ofertas, em seus respectivos estados/localidades, para as mulheres empresárias.

Após essa identificação inicial – e com base nos resultados das pesquisas (nacional e por estado) e do estudo – oportunamente, cada estado, através desse comitê criado, composto por coordenadoras e Sebrae local, irão manifestar interesse e propor, à gestão do projeto, a realização destes eventos.

São estas coordenadoras estaduais, em articulação com os Sebrae locais, que irão, também em momento posterior, fomentar a criação e fortalecimento de Conselhos de Mulheres nas sedes das Associações Comerciais pelo Brasil. Para tanto, está prevista a criação de metodologias/soluções específicas para o atendimento de mulheres de negócio e para que estas tenham participação ativa nas associações comerciais e em funções de liderança.

Para mais informações sobre o projeto – macro ações, fases, objetivos -, clique e acesse os documentos abaixo:

Documento síntese do projeto
Apresentação do projeto (Sebrae)
Folheto de apresentação do projeto
Formulário de pesquisa

Aqueles(as) que desejarem se candidatar, para num momento oportuno, serem contatados para fomentar algum destes grupos de trabalho em seus respectivos estados, devem encaminhar e-mail para cmec@cacb.org.br, especificando, no campo “assunto”, qual o interesse.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel