Imprensa
CRISE

Bolsonaro vai ao STF tratar dos impactos econômicos da Covid-19

O presidente estava acompanhado de empresários, que mostraram preocupação com um possível colapso da economia nos próximos dias, caso não haja flexibilização das medidas de restrição

7 de maio de 2020 às 13:49

O presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado dos ministros Walter Souza Braga Netto (Casa Civil), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Paulo Guedes (Economia), de parlamentares e de empresários do setor industrial, atravessou a Praça dos Três Poderes em Brasília a pé, nesta quinta-feira (7), para se dirigir ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Presidente Jair Bolsonaro atravessa Praça dos Três Poderes a pé acompanhado de empresários e ministros. Foto: Guilherme Mazui/G1

No Supremo, Bolsonaro se encontrou com o presidente da Casa, Dias Toffoli, em uma audiência para reclamar dos impactos econômicos das medidas restritivas da pandemia da Covid-19. Durante o encontro, Bolsonaro afirmou que assinará um decreto para ampliar a quantidade de atividades essenciais em meio à crise. “Nós devemos salvar a economia porque a economia é vida”, declarou.

O presidente comparou o Brasil a um paciente com duas doenças, na saúde e na economia. Para ele, o efeito colateral do combate ao Coronavírus não pode ser mais danoso que a própria doença e destacou que a crise provocada pelo vírus deixou empresários aflitos em razão do desemprego e de um colapso na economia.

“Chegou a um ponto que a economia fica muito difícil de recuperar. Nós, chefe de poderes, temos que decidir. O Toffoli sabe que, ao tomar decisão, de um lado ou de outro, vai sofrer crítica”, disse Bolsonaro.

Foto: Reprodução Facebook

O ministro Paulo Guedes destacou que, por orientação de Bolsonaro, foi possível preservar vidas e empregos através de diversas medidas. “A economia ainda está pulsando por causa dessas camadas de proteção que nós lançamos. Agora qual a duração desse efeito?”, questionou.

Para o ministro da Economia, talvez os sinais vitais não consigam ser preservados por tanto tempo e que a indústria pode entrar em colapso antes. “Não queremos o risco de virar uma Venezuela”, disse.

Toffoli, por sua vez, disse que a pandemia do novo Coronavírus exigiu medidas restritivas, como o isolamento social, recomendadas pelas autoridades de saúde, entre as quais a Organização Mundial de Saúde. Continuou dizendo que entende a necessidade levada pelos empresários, de retomada da economia, e que é preciso coordenação nesta tarefa, por meio do governo federal, em um diálogo entre os poderes, estados e municípios, sugerindo a criação de um comitê de crise.

“Penso que é fundamental esse trabalho, diálogo, essa coordenação para que nós possamos pensar na retomada. Se for ver, as pessoas já estão saindo as ruas, já está chegando a uma situação que as pessoas querem sair. Uma saída coordenada, é fundamental coordenação com estados e municípios”, afirmou o ministro.

Últimas Notícias

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA
LIDERANÇA FEMININA 11 de setembro de 2026 às 17:21

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios
REFORMA TRIBUTÁRIA 10 de setembro de 2026 às 17:09

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional
NA MÍDIA 9 de setembro de 2026 às 17:22

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF
NOTA PÚBLICA 9 de setembro de 2026 às 14:03

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment
AVISO DE PAUTA 9 de setembro de 2026 às 11:57

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições
VITÓRIA DO ASSOCIATIVISMO 3 de setembro de 2026 às 18:50

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel