Imprensa
PANDEMIA

Situação econômica do Brasil é pauta em live promovida pela Otimiza Brasil

O presidente da Unecs e da CACB, George Pinheiro, foi um dos convidados do bate papo realizado neste sábado (25)

25 de abril de 2020 às 19:39

A Otimiza Brasil promoveu neste sábado uma live para discutir a “Situação econômica no Brasil, as medidas de apoio do governo às empresas e o impacto no emprego”, diante da pandemia do novo Coronavírus. O presidente da Unecs e da CACB, George Pinheiro, foi um dos convidados a falar. Além dele, também participaram Stéphane Engelhard, presidente da Câmara de Comércio e Indústria França Brasil (CCFB) e vice-presidente de relações institucionais do Grupo Carrefour Brasil, e François Legleye, sócio da Kamea Investimentos e ex-vice-presidente executivo do Grupo bancário BNP Paribas.

O CEO da Otimiza Brasil, vice-presidente da União dos Franceses do Exterior e responsável de Lá France au Cœur, Bertrand Dupont, que mediou a conversa, deu início à live falando sobre a relação da França com o Brasil e lembrou que o país europeu tem milhares de empresas e mais de 500 mil postos por aqui.

George Pinheiro comentou as medidas do governo brasileiro, dando destaque à criação do Comitê de Comércio, Serviços, Varejo, Bares e Restaurantes criado a pedido do ministro da Economia, Paulo Guedes, para aproximar os interesses dos empresários às ações do governo. “Estamos em contato diário e nos reunindo semanalmente para tratar destes assuntos”, informou.

A conversa evoluiu para as medidas de acesso ao crédito, muito elogiada pelos participantes da live, que unanimemente desacreditam na efetiva chegada de recursos a empresas de pequeno porte. “O governo precisa ser mais firme para que os bancos cumpram os acordos que fez com o governo e atenda a todas as empresas. Se isso não acontecer, milhões de empresários, de todos os portes, vão declarar falência após a crise”, opinou Pinheiro.

Para François Legleye, a pequena empresa não vai conseguir ter crédito, porque não tem garantias e não vai conseguir atender às exigências dos bancos. “O mesmo problema está acontecendo na França. O problema não é a questão da linha de crédito, o problema é não conseguir o recurso”, disse.

Segundo Legleye, a Suíça conseguiu resolver este problema ao lançar um programa de crédito de cerca de US$ 20 bilhões, com linhas com prazo de cinco anos para pagamento, além de 0% de juros, mas com risco de crédito 100% do governo. Ou seja, se houver inadimplência, o prejuízo é do Estado, não dos bancos. “Foi a maneira que encontraram de fazer o dinheiro chegar a todos. Apenas é preciso avaliar o risco”, ponderou.

Pinheiro também reconheceu a ajuda de custo que o governo brasileiro está oferecendo à população mais carente como uma das ações mais importantes deste período. “Para nós parece insignificante, mas para quem precisa, foi essencial para evitar que as pessoas não resistissem e acabassem indo para as ruas, depredassem lojas e saqueassem supermercados para conseguirem sobreviver”, disse.

“O governo fez o que deveria, em tempo hábil e com certeza o dinheiro vai ajudar muito, mas precisamos avaliar se será suficiente. Isso vai depender de quanto a crise vai durar”, completou Stéphane

Para a superação da crise, Pinheiro disse que o Brasil precisa criar um plano de salvação das empresas, liderado por Paulo Guedes e Jair Bolsonaro. “Só dessa maneira, com liderança e confiança, voltaremos a exercer a atividade comercial, industrial e de serviços com mais condições”, acredita.

Já Stéphane defende uma união nacional, em que as diferenças políticas sejam deixadas de lado. “Temos um Executivo que está tentando fazer o melhor, mas um Congresso com partido fragmentados e governadores e prefeitos se aproveitando do momento, uma situação bastante difícil e que não ajuda o Brasil em nada”, afirmou.

Assista à live na íntegra:

Últimas Notícias

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA
LIDERANÇA FEMININA 11 de setembro de 2026 às 17:21

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios
REFORMA TRIBUTÁRIA 10 de setembro de 2026 às 17:09

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional
NA MÍDIA 9 de setembro de 2026 às 17:22

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF
NOTA PÚBLICA 9 de setembro de 2026 às 14:03

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment
AVISO DE PAUTA 9 de setembro de 2026 às 11:57

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições
VITÓRIA DO ASSOCIATIVISMO 3 de setembro de 2026 às 18:50

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel