Imprensa
RECUO

Setor de serviços cai 5,9% em março, diz IBGE

Serviços auxiliares dos transportes e correio recuou mais de 7%. No ano, o setor acumula queda de 5% e em 12 meses, de 4,4%

12 de maio de 2016 às 18:45
Setor de serviços recuou 5,9% em março (Foto: Lara Cristina / G1)

Setor de serviços recuou 5,9% em março (Foto: Lara Cristina / G1)

Em março, o volume do setor de serviços do país recuou 5,9% frente ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira (13). Esse é o pior mês de março da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que teve início em 2012.

No ano, o setor acumula queda de 5% e em 12 meses, de 4,4%.

“O desaquecimento da economia como um todo do setor industrial que vem ocasionando essa menor contratação de serviços”, afirmou Roberto Saldanha, técnico de serviços e comércio do IBGE. “Isso tudo, com essa base [de comparação] de março [de 2015] um pouco elevada acentuou a queda [neste mês]”, completou.

Foram registradas variações negativas em serviços prestados às famílias (-3,8%); serviços de informação e comunicação (-5,9%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,8%) e transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-7,2%). Na contramão, o segmento de outros serviços registrou crescimento de 2,6%.

“Por modalidade, os resultados de volume foram: transporte terrestre, com -10,1%, transporte aquaviário, com -2,4%, e transporte aéreo, com 1,4%. A atividade de armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio apresentou decréscimo de 5,3%”, disse o IBGE, em nota.

De acordo com Saldanha, esta é a primeira queda nominal e real desde o início da série história do transporte aquaviário. O especialista afirmou que o frete caiu apesar de as exportações terem subido.

“Desaceleração da economia chinesa, resultou em menor demanda de importação de produtos, maior competição de mercado internacional e a baixa do preço do petróleo. Isso fez com que as empresas reduzissem o valor do frete e resultou nessa queda de 2,4%”, explicou.

As Atividades turísticas, que havia mostrado resultado positivo em fevereiro (1,3%) e janeiro (0,5%), retraíram 2,3% em março, em comparação com o mesmo mês em 2015. No ano, esse segmento caiu 0,2% e, em 12 meses, o recuo foi de 1,4%.

“Mas de qualquer forma, o próprio desaquecimento das atividades econômicas como um todo afetam o setor de serviços”, concluiu.

Análise regional

Na comparação anual, o setor de serviços subiu em Tocantins (9,3%), Roraima (7,3%), Rondônia (6,9%), Distrito Federal (4,1%), Ceará (1,4%) e Alagoas (0,2%). As maiores variações negativas de volume foram observadas no Amazonas (-16,3%), Amapá (-15,3%) e Maranhão (-11,7%).

Trimestre

O setor de serviços acumulou queda de 5% no primeiro trimestre deste ano. As quedas mais relevantes partiram de serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,7%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-5,2%) e serviços de informação e comunicação (-4,4%), “ou seja, os segmentos com maior peso na estrutura do setor de serviços”, apontou o instituto.

“Em relação ao quarto trimestre, houve ligeira melhora. A taxa caiu menos. Mas é cedo para falar em recuperação. Não dá para afirmar isso. Não podemos falar que é um trimestre que está iniciando uma recuperação”, analisou Saldanha.

De acordo com o técnico do IBGE, o quatro trimestre de 2015 foi “até o momento o menor patamar que um trimestre já atingiu [na série histórica da PMS]”.

Fonte: G1

Últimas Notícias

Alfredo Cotait Neto destaca a força do associativismo no podcast “É da Nossa Conta!” Alfredo Cotait Neto destaca a força do associativismo no podcast “É da Nossa Conta!”
Entrevista 5 de novembro de 2024 às 15:10

Alfredo Cotait Neto destaca a força do associativismo no podcast “É da Nossa Conta!”

Seminário sobre a Economia do Mar nesta quarta-feira (6) Seminário sobre a Economia do Mar nesta quarta-feira (6)
Eventos 4 de novembro de 2024 às 15:22

Seminário sobre a Economia do Mar nesta quarta-feira (6)

FAC se destaca pela qualidade de ensino e conquista nota máxima em recredenciamento do MEC FAC se destaca pela qualidade de ensino e conquista nota máxima em recredenciamento do MEC
Federação 1 de novembro de 2024 às 13:39

FAC se destaca pela qualidade de ensino e conquista nota máxima em recredenciamento do MEC

Entrevista revela como anda o associativismo na Bahia Entrevista revela como anda o associativismo na Bahia
Associação Comercial 1 de novembro de 2024 às 10:40

Entrevista revela como anda o associativismo na Bahia

Presidente da CACB visita Associação Comercial da Bahia e participa de outras reuniões no estado Presidente da CACB visita Associação Comercial da Bahia e participa de outras reuniões no estado
Agenda 31 de outubro de 2024 às 18:53

Presidente da CACB visita Associação Comercial da Bahia e participa de outras reuniões no estado

Câmara aprova Simples Trabalhista Câmara aprova Simples Trabalhista
Economia 31 de outubro de 2024 às 16:48

Câmara aprova Simples Trabalhista

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  
m\

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel