Imprensa
Vendas no Natal

Sebrae dá dicas para estimular as vendas de Natal

Gerar oportunidades para o retorno dos clientes após o período de festas é uma das recomendações

17 de dezembro de 2015 às 03:10

Porto Alegre – Este ano de 2015 não foi um bom período para os negócios, mas o mês de dezembro pode inspirar uma retomada de vendas e dar novo fôlego para 2016. Para potencializar o faturamento no período de Natal, o Sebrae no Rio Grande do Sul preparou uma série de dicas e orientações de baixo ou nenhum custo que podem ser adotadas especialmente pelas micro e pequenas empresas.

O coordenador estadual de projetos de varejo do Sebrae no estado, Fabiano Bassani Zortéa, conta que a instituição mobiliza mais de 3 mil lojistas em todo o estado em prol da melhoria de gestão e do desenvolvimento. “Elas participam de projetos com duração média de dois anos que envolvem cursos, consultorias e visitas a feiras”, relata. Entre as atividades promovidas está a realização de palestras sobre como aumentar as vendas em datas especiais e comemorativas.

“É um período de sazonalidade, em que o fluxo das lojas aumenta e os empresários devem estar preparados para receber esse público”, indica Zortéa. A sugestão é comparar com os anos anteriores para fazer uma estimativa de pessoal necessário para o atendimento. Se a loja for nova, vale consultar a vizinhança e até ficar de olho na concorrência. “Só não dá para perder venda porque a loja está muito cheia ou pela fila no caixa”, alerta.

Outra recomendação importante é se preparar para uma clientela diferente. Nesse período, as pessoas vão ao comércio para comprar presentes para parentes e amigos. Por exemplo, um adolescente pode buscar uma gravata para o seu pai em uma loja de roupa masculina e um homem pode comprar cosméticos para a namorada em um espaço especializado. “O comerciante precisa estar preparado para atender esse cliente que não é habitual em seu ponto de venda e, quem sabe, até fidelizá-lo”, recomenda o coordenador do Sebrae no estado.

Apesar da crise, não é o momento de baixar preços e reduzir margens, mas buscar ações diferenciadas e até negociar com fornecedores, principalmente no caso de micro e pequenos negócios. Zórtea aconselha as empresas a buscarem até produtos consignados com a indústria, como forma de desenvolver parcerias para reduzir estoques. “E se a ideia é fazer promoções, que tal conceder descontos ou cupons para compras futuras e estimular as vendas em janeiro e fevereiro?”, propõe.

A empresária Jane Paz, proprietária da Djeine Modas, de Canoas, especializada em confecções femininas, trabalha nesse sentido. Em vez de ofertas que reduzam o preço das mercadorias, ela organiza promoções em troca de brindes como bolsas, necessaires e niqueleiras. “Para o Natal, eu me preparei com uma nova logomarca, uma vitrine com a cara da campanha e o sorteio de um vale-presente no valor de R$ 250”, conta Jane. “A crise não me fez parar. Ao contrário. Os clientes adoram quando tem algo novo e essa é uma motivação”, reconhece a lojista.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Últimas Notícias

Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador
UNIÃO 25 de março de 2025 às 17:30

Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador

Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória
CMEC 24 de março de 2025 às 10:24

Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional
ACE 21 de março de 2025 às 17:01

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS
Mulheres empreendedoras 21 de março de 2025 às 16:00

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:59

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:37

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel