1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias /

Sabia que atitudes sustentáveis podem trazer lucro para os seus negócios?

30 de janeiro de 2017 - 13:32

Compostagem é uma forma de utilizar dejetos de difícil descarte como adubo orgânico na lavoura, e, ainda, garantir vantagem financeira para o produtor. O processo assegura que o material seja descartado de maneira correta, sem agredir o meio ambiente.

De Minas Gerais vem um exemplo de como a sustentabilidade pode ser lucrativa para os empreendedores. Marco Antônio Costa, produtor de leite e café em Cristais/MG, iniciou o processo de compostagem dos dejetos bovinos em sua fazenda há quase um mês.

Ele acredita que quando se adota o sistema de compostagem, os custos com a implementação são rapidamente cobertos, uma vez que os ganhos e benefícios são inúmeros.

Pensando na diminuição de danos ambientais e também a otimização de sua produção, Marco utiliza esterco dos animais da fazenda e a casca do café produzido como material para a compostagem. Após o processo, o biofertilizante gerado é utilizado no plantio do próprio café.

“Os produtores não precisam ter medo de perder dinheiro com a sustentabilidade. Pelo contrário, ela pode ajudar na rentabilidade do negócio”, afirma o fazendeiro.

Veja neste vídeo como o produtor realiza o processo de compostagem.

De acordo com o consultor do Empreender na ACE de Campo Belo, Laércio Cristino Martins, a Usina de Compostagem iniciada por Marco fará parte do Plano de Ação do Núcleo Agropecuário Café com Leite do programa Empreender de Campo Belo-MG, oferecendo oportunidade de participação aos produtores que tiverem interesse.

Fonte: Milk Point

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311