Compostagem é uma forma de utilizar dejetos de difícil descarte como adubo orgânico na lavoura, e, ainda, garantir vantagem financeira para o produtor. O processo assegura que o material seja descartado de maneira correta, sem agredir o meio ambiente.
De Minas Gerais vem um exemplo de como a sustentabilidade pode ser lucrativa para os empreendedores. Marco Antônio Costa, produtor de leite e café em Cristais/MG, iniciou o processo de compostagem dos dejetos bovinos em sua fazenda há quase um mês.
Ele acredita que quando se adota o sistema de compostagem, os custos com a implementação são rapidamente cobertos, uma vez que os ganhos e benefícios são inúmeros.
Pensando na diminuição de danos ambientais e também a otimização de sua produção, Marco utiliza esterco dos animais da fazenda e a casca do café produzido como material para a compostagem. Após o processo, o biofertilizante gerado é utilizado no plantio do próprio café.
“Os produtores não precisam ter medo de perder dinheiro com a sustentabilidade. Pelo contrário, ela pode ajudar na rentabilidade do negócio”, afirma o fazendeiro.
Veja neste vídeo como o produtor realiza o processo de compostagem.
De acordo com o consultor do Empreender na ACE de Campo Belo, Laércio Cristino Martins, a Usina de Compostagem iniciada por Marco fará parte do Plano de Ação do Núcleo Agropecuário Café com Leite do programa Empreender de Campo Belo-MG, oferecendo oportunidade de participação aos produtores que tiverem interesse.
Fonte: Milk Point