Imprensa
REFORMA TRIBUTÁRIA

Reforma Tributária será votada hoje no plenário do Senado

CACB segue batalhando pelo Simples Nacional; na CCJ apenas 22 emendas foram acatadas

12 de dezembro de 2024 às 11:42

 Senadores votam hoje o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária

 

O plenário do Senado Federal vai votar hoje (12) o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária. O texto foi aprovado nesta quarta-feira, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após cerca de oito horas de discussão.

Os parlamentares pediram alterações em diversos pontos do relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) ao PLP 68/2024. Efraim Filho (UNIÃO-PB) solicitou a inclusão da emenda 1042 que trata de dar ao Simples Nacional o mesmo tratamento que existe hoje. “Se a premissa que eu vi todas as vezes aqui no debate é que queremos neutralidade não há justificativa para dizer que o Simples é subsídio. Se matar o Simples a gente está fechando muitas portas, levando muitos pais e mães de família para a fila de desemprego sem consegui levar o pão para casa”, explicou. No entanto, essa e outras emendas não foram acatadas por Braga, que disse ter reanalisado mais de 100 emendas durante a reunião.

Ontem mesmo, a CACB promoveu mais uma ação de convencimento enviando aos senadores um pedido de apoio aos pleitos da entidade para garantir a competitividade das empresas enquadradas no Simples Nacional. As emendas ainda podem ser aceitas em plenário, mas como destaque.

Dos pleitos acolhidos na CCJ, uma das alterações mais importantes foi incluir a erva-mate na cesta básica, reduzir para 60% os tributos sobre o consumo de biscoito e beneficiar a água mineral. O PSD conseguiu suprimir do IS as bebidas açucaradas, inclusive com declaração de voto pessoal do próprio relator. O destaque do União Brasil, apresentado por Sergio Moro (União-PR), que pretendia resgatar o texto original do Executivo, segundo o senador, para garantir um diferencial competitivo às empresas de bens de informática fora da Zona Franca de Manaus, acabou rejeitado.

Alíquota
O impacto das mudanças na alíquota — percentual usado para calcular o valor de um tributo — a ser utilizada, como regra, na cobrança de todos itens e serviços foi alvo de divergência entre os parlamentares. Para o senador Rogerio Marinho (PL-RN), a cada tratamento diferenciado, como redução de alíquota, a alíquota-padrão aumenta. Segundo ele, o Ministério da Fazenda estimava em 25% quando apresentou o projeto, e beirou os 28% quando o texto saiu da Câmara dos Deputados.

Últimas Notícias

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel