Imprensa
DEFESA

Presidente da CACB rebate Folha de São Paulo e volta a defender correção das tabelas do Simples Nacional

Artigo foi publicado na edição da Folha desta sexta-feira (08)

8 de abril de 2022 às 18:24

A edição da Folha de São Paulo desta sexta-feira, 08 de abril, traz o artigo Correção não é aumento, assinado pelo presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto. O texto é uma resposta ao Editorial do mesmo jornal, que no último domingo, 03 de abril, criticou um dos principais pleitos da atual gestão da Confederação: a atualização das tabelas do Simples Nacional.

De acordo com a Folha, na ocasião, a mudança em questão seria apenas uma “tentação política em ano eleitoral” e “um objetivo potencialmente correto”, mas que “transmuta em privilégios injustificados, sem cuidado em quantificar os eventuais benefícios”.

No artigo de hoje, Cotait se diz surpreso com a posição da Folha, já que, ao longo dos anos, o jornal reconhecia que “defasagens na tabela de impostos em relação aos índices inflacionários elevavam de forma tortuosa a carga do Imposto de Renda de trabalhadores e contribuintes”.

Foto: Marc Plus

Cotait bate ainda numa tecla que há muito o Sistema CACB defende, a de que o Simples não é renúncia fiscal, “pois sua alíquota média efetiva é maior do que a do lucro presumido”, tese que o presidente da CACB credita a um estudo do economista José Roberto Afonso, de dezembro de 2021.

Para entender melhor o assunto, a CACB disponibiliza abaixo os três textos aqui citados: o artigo de Alfredo Cotait, o editorial da Folha e o estudo de José Roberto Afonso, intitulado Microinovações: MEI e Simples como políticas sociais para a produção. Boa leitura!

Artigo Cotait Folha de São Paulo 08.04

Folha de SP Editorial 03.04

Microinovações MEI e Simples como políticas sociais para a produção

Últimas Notícias

Reforma Tributária é sancionada e Associações Comerciais preveem prejuízo aos pequenos negócios Reforma Tributária é sancionada e Associações Comerciais preveem prejuízo aos pequenos negócios
Federação 20 de janeiro de 2025 às 14:44

Reforma Tributária é sancionada e Associações Comerciais preveem prejuízo aos pequenos negócios

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel