A União Nacional de Entidades de Comércio e Serviço (Unecs) estabeleceu sete pautas por um Brasil competitivo, produtivo e com mais empregos, após encontro com representantes e lideranças do setor financeiro e de comércio e serviços, parlamentares, economistas, na última semana.
As pautas são: o aumento da concorrência nos meios de pagamentos, a regulamentação do trabalho intermitente, a reforma previdenciária, a simplificação tributaria, a evolução da política de crédito, a aprovação da terceirização e o engajamento com o plano diretor dos municípios.
A maior competição dos meios de pagamentos foi uma questão central durante o debate. De acordo com os dados do Banco BNP Paribas, o Brasil é terceiro país que mais realizou transações com cartão de crédito e outros meios de pagamento além da moeda física. O país ficou atrás apenas dos Estados Unidos e do bloco europeu que utiliza o euro.
Representantes de entidades comerciais e o deputado federal Herculano Passos no debate promovido pela Unecs e pelo jornal Correio Braziliense
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e diretor da Unecs, Paulo Solmucci, o lojista brasileiro acaba emprestando dinheiro para os bancos devido às altas taxas de juros. “A UNECS está determinada a mudar isso, precisamos que alguma coisa seja feita. Se não é possível acabar com a verticalização, é necessário um termo de ajuste de conduta que coloque algum limite. Precisamos mudar essa realidade no Brasil o mais rapidamente possível”.
FONTE: CORREIO BRAZILIENSE