Imprensa
DECISÃO

MP 936/20: STF decide pela dispensa de sindicatos em acordos entre empregados e empregadores

Por 7 votos a 3, o Supremo derrubou a decisão que inviabilizava a MP e causa insegurança jurídica para os empresários, em meio à crise

17 de abril de 2020 às 19:02

Foto: STF/Reprodução

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira (17), por 7 votos a 3, pela dispensa de sindicatos em acordos para redução da jornada ou suspensão dos contratos de trabalho, medidas previstas na MP 936/20.

Representando a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que atuou como “amicus curiae” (amigo da Corte) no julgamento de ontem e hoje, o assessor Jurídico da entidade, Rafael Freitas Machado, acredita que o momento vivido pelo Brasil não é de dicotomia ou de uma relação clássica entre empregados e empregadores e que, por isso, a decisão do STF, após um julgamento com posições muito bem fundamentadas, foi uma vitória para toda a sociedade.

“A decisão gera uma estabilidade tremenda para os acordos individuais. A vitória é de todos, não apenas por conta do placar, mas pelo debate, que é muito importante para fomentar o pluralismo de ideias e o amadurecimento da sociedade”, declarou.

Para o presidente da CACB, George Pinheiro, a decisão do STF dá aos empresários mais segurança jurídica para atuar em meio à crise causada pela pandemia da Covid-19. “A inviabilização da MP tiraria dos empreendedores brasileiros o poder de manter milhões de empregos em todo o país, com a ajuda do governo. A vitória é nossa e dessas pessoas que continuarão com seus empregos garantidos”, destaca.

Na semana passada, o ministro do STF Ricardo Lewandowski determinou que os acordos individuais previstos na MP 936/20, criada para amenizar a crise causada pela pandemia da Covid-19 e que permite a suspensão do contrato de trabalho ou a redução de jornadas e salários, só valessem com o aval dos sindicatos.

A decisão atendeu a um pedido do partido Rede Solidariedade, inviabilizando a MP, dando insegurança jurídica e colocando em risco milhões de empregos e empresas que poderiam ser salvos com a medida.

De acordo com o balanço divulgado ontem pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, 1,8 milhão de trabalhadores já foram beneficiados com a medida. “Empregados e empregadores já estão tranquilos. O programa vai proteger o trabalho e o emprego”, disse Bianco ao anunciar o número.

Votaram contra a necessidade de interferência dos sindicatos os ministros Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármem Lúcia e Gilmar Mendes. Acompanharam Lewandowski em sua decisão os ministros Edson Fachin e Rosa Weber.

Últimas Notícias

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1 CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1
NA MÍDIA 21 de agosto de 2026 às 17:27

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB
ORIENTAÇÃO 20 de agosto de 2026 às 16:10

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis
ELEIÇÕES 2026 19 de agosto de 2026 às 17:20

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment
NA MÍDIA 19 de agosto de 2026 às 11:51

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos
ELEIÇÕES 2026 18 de agosto de 2026 às 17:28

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis CACB participa de realização de debate com presidenciáveis
AVISO DE PAUTA/ELEIÇÕES 17 de agosto de 2026 às 11:48

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel