1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / VALIDADE

MP 936, que permite suspensão de contrato e redução salarial, vale até o fim de julho

Medida não poderá mais ser prorrogada e poderá perder a validade se o Congresso não votá-la

08 de junho de 2020 - 16:58

Foto: Arte/Uol

Foi publicada no fim de maio, no Diário Oficial da União, a decisão de prorrogar a Medida Provisória 936, que dá às empresas o direito de suspenderem contrato e diminuírem salários e carga horária temporariamente, até o final de julho. Quem assina a decisão é o senador David Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Mesa do Congresso Nacional.

A MP 936 foi promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 1º de abril e perderia a validade no final de maio se não fosse estendida. Agora, ela não poderá mais ser prorrogada e poderá perder a validade se o Congresso não votá-la. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a MP no dia 28 de maio. Texto agora aguarda a avaliação do Senado, que decidirá se o texto vai à sanção presidencial ou se retorna à Câmara.

Importante destacar que a prorrogação vale apenas para novas suspensões ou reduções salariais e não pode estender o período de suspensão de contrato ou redução de jornada e salário de quem já foi atingido por essas medidas.

A MP 936 permite que contratos sejam suspensos por até 2 meses e que salários e cargas horárias sejam reduzidas de 25% a 75% por até 3 meses. A contrapartida para os empregados é a estabilidade no emprego pelo mesmo período em que houve suspensão ou redução salarial.

Fonte: Você/SA

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311