Imprensa
Frente Parlamentar

Mobilização pelo Simples Nacional: parlamentares e setor produtivo reforçam a defesa das micro e pequenas empresas

Durante evento, especialistas e políticos alertam sobre os impactos da Reforma Tributária e propõem ações para proteger o Simples Nacional

27 de novembro de 2024 às 18:38

Almoço para debater sobre o Simples Nacional | Foto: Tauan Alencar

Na abertura do almoço organizado pela Coalizão em Defesa do Simples Nacional e pela Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS) para debater as emendas ao PLP 68/2024, o deputado Domingos Sávio (PL/MG) reafirmou a necessidade de uma análise aprofundada da Reforma Tributária. “As micro e pequenas empresas representam 95% da economia. Se a competitividade acabar, as empresas também acabarão, e milhões de empregos serão perdidos”, afirmou. A exigência é que o Simples seja mantido para garantir a competitividade da economia nacional.

Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB, propôs uma campanha de mobilização com a participação de entidades e parlamentares que apoiam o Simples Nacional, com o objetivo de criar uma proposta de emenda constitucional (PEC) que garanta o direito das empresas de se creditarem na cadeia produtiva, como ocorre com as empresas do regime normal. “O Simples é o maior processo de inclusão econômica social do país. Se o texto passar como está será uma catástrofe. As empresas perderão a competitividade. O resultado: os pequenos fecham ou vão para a informalidade.  Estão destruindo a base da economia brasileira”, defende Cotait.

Sávio demonstrou interesse em promover um mutirão para protocolar a emenda constitucional com urgência, com o objetivo de garantir, em um ou dois parágrafos, a proteção do Simples Nacional.

“Se a competitividade acabar, as empresas também acabarão, e milhões de empregos serão perdidos”, aponta Domingos Sávio | Foto: Tauan Alencar

“Acho que o atual texto da Reforma Tributária coloca em risco o sistema como um todo. Ele não facilitará a vida das micro e pequenas empresas. Caso seja aprovado, 95% das empresas serão forçadas a migrar para a informalidade”, alertou José César da Costa, presidente da CNDL. O relatório deve ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado na próxima semana.

O senador Efraim Filho (União/PB) enfatizou a importância de usar a capilaridade das entidades para convencimento. É necessário  investir na comunicação, movimentar as redes sociais e convocar os parlamentares a votar em favor do manifesto. “Essa será uma guerra de comunicação. O político é uma caixa de ressonância do que a sociedade verbaliza. Nada é mais importante do que essa estratégia de agenda – queremos o voto favorável às emendas, pois, se não forem votadas, serão destacadas em plenário”.

senador Izalci Lucas (PL-DF) | Foto: Tauan Alencar

Diversos parlamentares demonstraram seu descontentamento com a forma como a Reforma Tributária foi tramitada. “Ainda estamos lutando para que essa matéria volte à CAE. Não faz sentido votar de qualquer maneira na CCJ”, declarou o senador Izalci Lucas (PL-DF). O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) acrescentou que, sem as pequenas empresas, as médias e grandes empresas não sobreviverão.

Dezoito entidades assinaram um manifesto propondo alterações no PLP 68/2024. A proposta abrange cinco pontos principais: a transferência integral do crédito da CBS; a dedução proporcional de isenções ou alíquotas reduzidas; flexibilidade na adesão ao regime híbrido; a eliminação do sublimite de R$ 3,6 milhões; e a não aplicação do split payment para empresas prestadoras de serviços.

Também participaram da reunião os senadores Jaime Bagattoli (PL- RO) e Alan Rick (União-AC), os deputados Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL – SP), Zé Trovão (PL – SC), Osséio Silva (Republicanos – PE), Jorge Goetten (Republicanos – SC), Luís Carlos Gomes (Republicanos- RJ), Josivaldo JP (PSD – MA), a deputada Gracye Elias (Avante – MG) e o prefeito de Coronel Feliciano (MG) e vice-presidente da CNM, Marcos Vinícius.

A Coalizão é formada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Associação Comercial de São Paulo (ACSP); FecomercioSP e sindicatos filiados; Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidoras de Produtos Industrializados (Abad); Associação Brasileira de Supermercados (Abras); Associação das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Aescon-SP); Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel);Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afrac); Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco); Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL); Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP); Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp); Instituto Viva Cidades; grupo Mulheres no Tributário; Inovação Digital; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).

Confira mais fotos no Flickr.

Assista ao evento completo no Youtube da CACB.

Últimas Notícias

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Brasil recebe evento do programa AL-INVEST Verde Brasil recebe evento do programa AL-INVEST Verde
Economia Verde 19 de dezembro de 2024 às 11:00

Brasil recebe evento do programa AL-INVEST Verde

Deputados devem votar hoje regulamentação do PLP 68/2024 Deputados devem votar hoje regulamentação do PLP 68/2024
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de dezembro de 2024 às 10:31

Deputados devem votar hoje regulamentação do PLP 68/2024

Posição da CACB sobre a Reforma Tributária é divulgada em rádios e sites Posição da CACB sobre a Reforma Tributária é divulgada em rádios e sites
NA MÍDIA 16 de dezembro de 2024 às 15:35

Posição da CACB sobre a Reforma Tributária é divulgada em rádios e sites

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel