Imprensa
ECONOMIA

Meirelles diz que ajuda a Estados pode prejudicar recuperação da economia

19 de setembro de 2016 às 17:19
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) afirmou nesta segunda (19) que ajudar os Estados com mais repasses pode prejudicar a incipiente recuperação da economia. Isso porque, segundo Meirelles, ajudá-los significaria aumentar o desequilíbrio fiscal, que abateu a confiança dos agentes econômicos e empurrou o país para a recessão.

“Se aumentar novamente a despesa [federal], vou prejudicar a recuperação da economia, o que vai afetar arrecadação do próprio Estado. Temos que apostar na recuperação da economia e tomar medidas para que ela se viabilize e a arrecadação crescer. Não posso matar o paciente na tentativa de tratá-lo”, disse Meirelles, em evento na Fiesp.

Catorze Estados prometeram decretar calamidade pública caso não recebam ajuda federal.

Em entrevista na Fiesp, Meirelles afirmou que o governo separou R$ 20 bilhões neste ano para dar aval a empréstimos estaduais. O problema é que, em crise, a maioria dos Estados não cumpre as exigências do mercado para conseguir financiamento.

Meirelles disse, porém, que há demanda por esses recursos. “Há diversos Estados que já fizeram o dever de casa e têm condições de tomar empréstimos e receber o aval”.

Diante da ameaça de governadores, Meirelles admitiu que haveria consequências negativas para economia. Os Estados poderiam atrasar pagamentos de obrigações, por exemplo.

“De fato não é algo positivo para a economia ou para a imagem [do país]. É importante para o mundo e o que vai melhorar a imagem do Brasil é o fato de estarmos enfrentando o problema descontrolado da despesa e da dívida pública”, disse Meirelles.

O ministro participa de encontros com investidores nesta teça (19) em Nova York, junto com o presidente Michel Temer.

“Tenho dito aos Estados que não devemos piorar o problema, na tentativa de mitigá-lo. No momento em que a União assume mais despesas, vai trazer mais problemas para a economia”, disse.

PATO

Meirelles ouviu pedidos de empresários para que o governo aja para reduzir juros e estimular crédito contra a recessão. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ameaçou colocar o pato, que simbolizou a campanha da entidade contra o aumento de impostos, na porta do Banco Central.

“Ministro da Fazenda dando palpite sempre atrapalhou muito [o trabalho do BC] e por isso não quero incorrer no mesmo erro”, despistou Meirelles.

Diante da pressão sobre o aumento da taxa real de juros, devido à queda da inflação, vocalizada pelo presidente da CSN e diretor da Fiesp, Benjamin Steinbruch, Meirelles brincou que levaria o pedido de todos os credores ao BC.

No ano passado, o governo pagou cerca de R$ 500 bilhões em despesas com a dívida pública.

Meirelles afirmou ainda que a expansão do crédito dos bancos públicos nos últimos anos “foi impressionante”.

“Agora eles [bancos públicos] estão fazendo um reajuste do seu posicionamento, visando garantir sua sustentabilidade. Mas tenho segurança de que havendo uma inversão de tendência, com crescimento e vendas, o crédito passa a ter condições de ter sustentabilidade”.

Fonte: Folha de S. Paulo

Últimas Notícias

Para Facieg, painel fortalece atuação das entidades empresariais na fiscalização de recursos públicos Para Facieg, painel fortalece atuação das entidades empresariais na fiscalização de recursos públicos
GASTO BRASIL 16 de maio de 2025 às 17:23

Para Facieg, painel fortalece atuação das entidades empresariais na fiscalização de recursos públicos

Presidente da Associação Comercial de Santos defende participação da sociedade Presidente da Associação Comercial de Santos defende participação da sociedade
GASTO BRASIL 15 de maio de 2025 às 16:53

Presidente da Associação Comercial de Santos defende participação da sociedade

Em visita à CACB, Faciapes apresenta plano estratégico para Vila Velha Em visita à CACB, Faciapes apresenta plano estratégico para Vila Velha
ESPÍRITO SANTO 15 de maio de 2025 às 16:15

Em visita à CACB, Faciapes apresenta plano estratégico para Vila Velha

Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa
Na mídia 13 de maio de 2025 às 16:32

Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa

CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis
Economia verde 13 de maio de 2025 às 14:38

CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis

Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede  Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede 
Serviços 13 de maio de 2025 às 13:35

Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede 

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel