Imprensa

Maratona competitiva e sustentável reúne estudantes do setor metalmecânico

3 de maio de 2017 às 16:55

Com o apoio da Acita, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira, por meio do WIN, a FIEMG realizou nos dias 26, 27 e 28 de abril a primeira Hackathon Setor Metal Mecânico. A maratona visa fomentar a pesquisa, experiência tecnológica e industrial, além da inovação com experimentos e projetos, mostrando soluções criativas e tecnológicas nos desafios propostos.

O evento, parte integrante do FIEMG itinerante, reuniu seis equipes formadas por alunos da Unifei – Campus Itabira e do SENAI, que aceitaram o desafio de promover inovação para solucionar dois problemas de indústrias da região. As indústrias participantes foram a Vale e a Fermag.

Os estudantes tiveram que desenvolver um software/ produto ou projeto, através de soluções criativas e tecnológicas, para solucionarem desafios propostos. Essas soluções podem ser aplicadas no setor industrial da região de Itabira.

A maratona contou com o apoio de mentores, apresentações, palestras, dinâmicas, oficinas e troca de experiências.

Após dois dias de trabalhos intensos e pesquisas, seguindo as regras impostas pela comissão organizadora, os alunos apresentaram na manhã de sexta-feira, 28, o resultado dos experimentos.

A Hackathon foi uma oportunidade única da comunidade estudantil apresentar para as empresas de Itabira os modelos de desafios e negócios. Para Eugênio Müller, presidente da Acita, o evento vai ao encontro das propostas do WIN, já que “o mercado hoje exige solução eficaz e mais participação”. “A Acita acredita muito nesta perspectiva, nessa cultura startup, para que a gente tenha soluções mais rápidas para serem colocadas à disposição dos clientes, das empresas”, disse.

O evento com a participação de jovens estudantes pode ainda ser uma abertura para o mercado de trabalho, já que a apresentação dos projetos contou com participação efetiva dos envolvidos e muita criatividade. “Essa comunidade de estudantes têm muitas ideias, muita criatividade e às vezes não tem muita opção de apresentar isso para uma empresa. É muito bom que Itabira tenha essa oportunidade”, afirmou Eugênio.

Arnaldo Batista Ribeiro, diretor geral da Fermag, fez parte da comissão julgadora da maratona e ficou encantado com o processo. Ele parabenizou a organização pela iniciativa e afirmou que o evento é bastante favorável para as empresas terem a disposição ideias “fantásticas” para a resolução de problemas, melhorias de processos e resolução de gargalos na produção. “No dia a dia, muitas vezes passamos despercebidos pelas oportunidades, que muitas vezes, são vistas rapidamente por olhares externos. Conhecemos os problemas, mas acabam ficando em segundo plano, por isso a Hackaton foi um propulsor para o desenvolvimento das nossas empresas”, concluiu Arnaldo.

Últimas Notícias

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional
ACE 21 de março de 2025 às 17:01

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS
Mulheres empreendedoras 21 de março de 2025 às 16:00

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:59

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:37

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país

CMEC DF promove bate-papo inspirador com Paula Santana para fechar o Mês da Mulher CMEC DF promove bate-papo inspirador com Paula Santana para fechar o Mês da Mulher
CMEC 21 de março de 2025 às 15:30

CMEC DF promove bate-papo inspirador com Paula Santana para fechar o Mês da Mulher

Alfredo Cotait Neto é reconduzido à presidência da Facesp Alfredo Cotait Neto é reconduzido à presidência da Facesp
Federação 20 de março de 2025 às 16:38

Alfredo Cotait Neto é reconduzido à presidência da Facesp

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel