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ITI e Associações Comerciais se aliam para fortalecimento do setor

31 de julho de 2019 - 16:59

O fortalecimento da tecnologia da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil frente ao desafio de digitalização do Brasil foi tema da videoconferência promovida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB. O encontro virtual reuniu a diretoria do ITI e o presidente do CACB, George Pinheiro, em Brasília para uma conversa com os associados, na manhã desta quarta-feira, 31 de julho.

“Recentemente, a ICP-Brasil passou por atualizações e, agora precisamos nos reinventar enquanto setor de certificação para darmos a nossa contribuição ao desafio da digitalização e desburocratização do país”, declarou o presidente do ITI, Marcelo Buz, ao dar as boas-vindas. Os novos normativos, publicados na Resolução nº 151/2019, proporcionaram o desenvolvimento de um novo modelo de mercado para a comercialização dos certificados digitais, conferindo ainda mais segurança aos processos.

Atualmente, são mais de 8 milhões de certificados digitais ICP-Brasil ativos e o objetivo, segundo Buz, é atingir mais de 40 milhões nos próximos três anos. Segundo ele, o modelo liberal de gestão da infraestrutura permite uma atuação ideal do Estado enquanto normatizador e fiscalizador com estreita participação da sociedade civil e do mercado na construção das políticas para o setor. “Trabalhamos juntos e temos no mercado a livre competição para a criação dos diferenciais de comercialização deste serviço que atua contundentemente na mitigação de fraudes e de corrupção”, salientou.

O presidente da CACB, George Pinheiro, frisou a parceria com o ITI para o fortalecimento do setor junto aos mais de 2.300 Associações Comerciais em todo o país. “É importante temos esse relacionamento com o governo em uma conversa clara, na qual temos como interesse comum o serviço que prestamos para a emissão dos certificados digitais”.

Pela CACB participou, ainda, o coordenador nacional do Programa de Geração de Receitas e Serviços, Luiz Antônio Bortolin, que defendeu os encontros via videoconferência para capacitação e atualização. “É hora de a gente avançar. Temos que nos reinventar juntos”, finalizou.

As associações comerciais podem atuar no mercado de certificação digital no atendimento ao usuário como pontos de atendimento ou agentes de registro, vinculados a uma Autoridade Certificadora.

Por assessoria de comunicação do ITI

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