Imprensa
GOVERNO

‘Guedes é quem decide a economia no Brasil’, diz Bolsonaro após reunião

Ministro também se pronunciou após a reunião da manhã de hoje e disse que o Brasil "vai voltar à tranquilidade muito antes do que se espera"

27 de abril de 2020 às 13:32

Foto: Reprodução/CNN Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou reunião na manhã desta segunda-feira (27) com os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Agricultura, Tereza Cristina. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também participou do encontro.

Na saída da reunião, que ocorreu no Palácio da Alvorada, Bolsonaro declarou que Guedes “é quem decide a economia no Brasil”.

O presidente passou a palavra a Guedes, que falou sobre as ações para conter a crise da Covid-19 e o papel de Walter Braga Neto, ministro-chefe da Casa Civil, no plano Pró-Brasil.

“O presidente deixou claro desde o início que nós iríamos preservar vidas e empregos, então estamos desde o começo desta crise lançando uma camada de proteção para os frágeis. Fizemos um ajuste na nossa política e passamos de reformas estruturantes para medidas emergenciais”, explicou Guedes.

“Então todo o nosso foco nos últimos 30 a 40 dias foi lançar essa camada de proteção. Agora, naturalmente, o presidente já está olhando para o futuro, então Braga Netto é o coordenador das ações para integrar nos diversos ministérios”, acrescentou.

Guedes ainda comentou a retomada econômica pós-pandemia e garantiu que o Brasil “vai voltar à tranquilidade muito antes do que se espera”. “O mundo inteiro está gastando mais por causa da crise, então nós também temos que gastar mais, só que é um ano excepcional”, avaliou. “Mas ano que vem estaremos crescendo com os investimentos em saneamento, petróleo e gás, então nós seguimos firmes no nosso compromisso e vamos surpreender o mundo de novo”, completou.

O ministro da Economia ainda afirmou que “o Congresso é reformista, aprova a pauta do presidente”. “Pretendemos lançar outra camada de proteção para a saúde e para os brasileiros, mas precisamos também que o funcionalismo público mostre que está com o Brasil, que vai fazer o sacrifício pelo Brasil. Eles vão colaborar e ficar sem pedir aumento por um ano e meio”, disse sobre projeto em andamento do Legislativo.

‘Não queremos virar Argentina’

Guedes ainda considerou que o auxílio emergencial “lançou uma enorme camada de proteção para os 50 milhões de brasileiros invisíveis, que nunca pediram nada”, mas ponderou que o governo tem “sua visão para o futuro”. “Os recursos estão aqui dentro e vamos fazer as reformas”, destacou. “Agora isso vai ser feito dentro dos nosso programas de recuperação de estabilidade fiscal. Nós não queremos virar a Argentina ou a Venezuela. Nós estamos em outro caminho, da prosperidade e não do desespero”.

Tereza Cristina, por sua vez, declarou que a safrinha deve bater recorde e ressaltou que o abastecimento não foi afetado pela crise e que as exportações brasileiras irão bater recorde neste mês. “O agro alimentando seu povo e ainda com excedente para ajudar na balança comercial e nos países exportadores, que precisam de alimento neste momento”, afirmou.

Já o ministro da Infraestrutura disse que o Brasil seguirá firme com o programa de concessões e deve começar a publicar os primeiros editais. “Ele continua andando e já no segundo semestre vamos ter leilões para a gente chegar nos R$ 250 bilhões de investimentos privados, com venda e concessão de ativos, que é a nossa meta”, informou ele.

Campos Neto, do BC, ressaltou que é preciso reconhecer que a crise “é um problema muito grande e que parte da solução vai sair do governo, mas que é importante manter a disciplina fiscal”. “É ela que vai nos em curso e nos permitir com que o país consiga viver com juros baixos e inflação controlada”, declarou.

Fonte: CNN Brasil

Últimas Notícias

Cotait convoca a Rede para entrar em campo pelo Simples Nacional Cotait convoca a Rede para entrar em campo pelo Simples Nacional
REFORMA TRIBUTÁRIA 7 de novembro de 2024 às 15:55

Cotait convoca a Rede para entrar em campo pelo Simples Nacional

CACB publica livreto sobre Voto Distrital CACB publica livreto sobre Voto Distrital
Voto Distrital 7 de novembro de 2024 às 15:25

CACB publica livreto sobre Voto Distrital

Desbravando mares para o Empreendedor Azul Desbravando mares para o Empreendedor Azul
2º Seminário Economia do Mar 6 de novembro de 2024 às 18:07

Desbravando mares para o Empreendedor Azul

Cúpula de Líderes 2024: confira a programação Cúpula de Líderes 2024: confira a programação
Evento 6 de novembro de 2024 às 17:44

Cúpula de Líderes 2024: confira a programação

CACB e Facesp lançam o programa “Poder da Rede” em São Paulo CACB e Facesp lançam o programa “Poder da Rede” em São Paulo
Melhoria da representatividade 6 de novembro de 2024 às 17:36

CACB e Facesp lançam o programa “Poder da Rede” em São Paulo

Setor produtivo destaca que regulamentação da Reforma não pode ter viés arrecadatório Setor produtivo destaca que regulamentação da Reforma não pode ter viés arrecadatório
Reforma Tributária 6 de novembro de 2024 às 14:51

Setor produtivo destaca que regulamentação da Reforma não pode ter viés arrecadatório

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  
m\

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel