Imprensa
Artigo

É preciso combater criminosos que não respeitam mais fronteiras

A ameaça representada pelo crime organizado ao redor do mundo é um dos maiores desafios de nosso tempo

19 de março de 2025 às 19:08

Artigo publicado no jornal O Globo.

Um elemento que, com frequência, tem surgido no diálogo mantido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com autoridades estrangeiras é a preocupação com o aumento da criminalidade organizada transnacional.

A ameaça representada pelo crime organizado ao redor do mundo é um dos maiores desafios de nosso tempo. Se, no passado, a atividade delituosa era local, hoje passou a ser nacional e, crescentemente, global. O comércio ilícito de drogas, armas, madeiras, animais silvestres e metais preciosos, assim como o tráfico de pessoas, as fraudes eletrônicas e a lavagem de ativos, atualmente, não respeitam mais fronteiras.

No plano doméstico, o conceito de enfrentamento integrado da criminalidade orienta a Proposta de Emenda Constitucional que será enviada em breve ao Congresso Nacional, cujo objetivo é promover uma maior articulação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, de modo a otimizar o emprego de recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos na segurança pública.

A mesma lógica de integração vem sendo reproduzida no âmbito externo. O governo brasileiro tem intensificado parcerias internacionais nos campos do intercâmbio policial e da cooperação jurídica em matéria penal, mediante iniciativas conjuntas com outros países e organismos internacionais.

Caso emblemático é o Acordo entre Brasil e União Europeia, que o Ministério da Justiça e Segurança Pública assinou neste mês em Bruxelas, que formalizou a cooperação de nossa Polícia Federal com a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol), ressaltando que já somos membros da Interpol e da Ameripol.

A integração no plano regional tem merecido especial atenção. Existem importantes iniciativas em curso, como a recém-criada Aliança para a Segurança, Justiça e Desenvolvimento, assinada em Bridgetown, Barbados, em dezembro de 2024, que reúne países da América Latina e do Caribe e terá apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em 2023, os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, reconhecendo a gravidade da ameaça representada pelo crime organizado transnacional, decidiram promover a troca de informações e a cooperação governamental para combater toda a sorte de atividades ilícitas, sobretudo os crimes ambientais. Com tal objetivo, foi criado o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, com sede em Manaus, que será inaugurado ainda neste semestre.

De outra parte, o Sistema de Intercâmbio de Informação de Segurança do Mercosul já permite o compartilhamento de dados de pessoas, veículos e armas de fogo entre os países do bloco. O próximo passo será reforçá-lo e ampliá-lo a fim de criar condições ainda mais sólidas para a integração social e econômica no subcontinente.

Ainda no âmbito do Mercosul, aprovamos, em dezembro último, o Grupo de Trabalho Especializado para o Combate às Organizações Criminosas, que permitirá a coordenação de operações e a troca de informações, em tempo real, entre as forças de segurança dos integrantes dessa associação sobre potenciais ameaças e riscos nas regiões de fronteira.

A crescente integração no plano externo das políticas e ações de combate ao crime organizado aponta para a necessidade de maior entrosamento entre as forças de segurança também no âmbito doméstico — hoje praticamente inexistente —, para a qual a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional mencionada configura condição incontornável.

*Ricardo Lewandowski é ministro da Justiça e Segurança Pública, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal e professor sênior da Universidade de São Paulo

Artigo publicado no jornal O Globo em 19/03/2025. Acesse aqui.

Últimas Notícias

Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos
Na mídia 25 de abril de 2025 às 17:26

Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos

Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional
NA MÍDIA 24 de abril de 2025 às 16:20

Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional

Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender
Oportunidade 24 de abril de 2025 às 09:57

Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real
GASTO BRASIL 23 de abril de 2025 às 17:11

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense
Na mídia 23 de abril de 2025 às 10:24

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23) Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)
AVISO DE PAUTA 22 de abril de 2025 às 11:12

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel