1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Estados e municípios /

Conselho da Mulher Empresária do DF empossa diretoria na ACDF

Representante da CACB, a gestora do CNME Patricia Rego assume diretorias financeira e de projetos da nova entidade

09 de agosto de 2019 - 15:36

Na noite de 7/8, na sede da Associação Comercial do Distrito Federal, foi realizada a posse do Conselho da Mulher Empresária do Distrito Federal. A cerimônia contou com a presença de deputadas, empresárias e membros da ACDF, entre eles, o presidente da entidade, Fernando Brites.

Na ocasião, foi feita a leitura de um discurso da presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), Tania Rezende, que parabenizou a presidente empossada, Ivonice Aires Campos Dias, e ressaltou a importância da sinergia entre todos os movimentos femininos dentro de Associações Empresariais, sempre conectados pelas diretrizes do CNME: “A criação e consolidação do Conselho da Mulher do DF é um marco para empreendedorismo feminino no Brasil. Coloco o Conselho Nacional à disposição para auxiliar e trabalharmos juntas”.

No discurso lido, a presidente falou sobre as conquistas referentes à igualdade de gênero e empoderamento feminino no Brasil, mas também sobre as diferenças estruturais que ainda são muito fortes: “Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, ainda ocupamos a 121ª posição no ranking de participação das mulheres na política, sendo que pouco mais de 10% dos assentos no Congresso Nacional são ocupados por mulheres. As mulheres também ocupam apenas 10% das prefeituras e representam somente 12% dos conselhos municipais”.

Em relação ao universo empresarial, foi citado um estudo realizado pelo Serasa Experian, que revela que o Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras, ou seja, 43% dos donos de negócios do país são do sexo feminino. Do total de empreendedoras brasileiras, 25,2% são MEI, 72,9% são sócias de microempresas ou empresas de pequeno porte, 1,7% são sócias de empresas de médio porte e apenas 0,2% são sócias de grandes empresas.

Segundo a presidente, “os números que representam a participação de mulheres em quadros de liderança nas instituições empresariais mostram que, apesar do discurso de equidade, ainda há uma grande distância entre a quantidade de homens e mulheres. Em média, apenas 12% do quadro diretivo de Associações Empresariais no Brasil é composto por mulheres. Como mostram esses dados temos um trabalho gigante pela frente. E tenho certeza de que o Conselho da Mulher Empresária do Distrito Federal fará toda diferença para essa mudança de cenário tão necessária e urgente”.

 

CACB no Conselho do DF

A técnica de projetos da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e gestora do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), Patrícia Rego, tomou posse como diretora financeira e diretora de projetos, planejamento estratégico e sustentabilidade do Conselho da Mulher Empresária do DF.

Patrícia atua também como diretora especial da ACDF, conselheira na Câmara da Mulher Empreendedora e gestora de negócios pela Fecomércio-DF e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal no Centro-Oeste.

No discurso de posse, Patrícia afirmou que, em 17 anos no campo do empreendedorismo associativista, observou que a força do movimento surge da união entre empresários: “No Brasil e no DF, temos diversas entidades e grupos que trabalham dentro do mesmo propósito. Devemos nos unir para fortalecer o empreendedorismo feminino, pois, por conta da nossa cultura machista, existem muitas crenças limitantes. Nossas entidades precisam desenvolver nas mulheres não só habilidades técnicas, mas também mentorias para o desenvolvimento de ‘soft skills'”.

Ao final da fala, a nova diretora convocou diversos grupos do DF para unir forças diante desse desafio, entre eles a aliança AMA Brasília, a Fecomércio-DF, o Grupo de Mulheres do Brasil e o Empreenda Mulher.

 

CNME

A CACB, visando à promoção do desenvolvimento e do empoderamento de lideranças femininas por meio do associativismo, criou o Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME). Desde 2018, o grupo desenvolve um planejamento para a implantação do Conselho da Mulher Empresária no DF, junto à associação comercial.

Segundo a presidente do CNME, Tania Rezende, a criação de conselhos locais de Mulheres Empresárias é um dos pilares do combate à desigualdade de gênero, e o CNME trabalha para promover a evolução e a integração entre esses grupos.

 

Veja fotos:

 

Por Joana de Albuquerque da Assessoria de Comunicação dos programas AL-Invest 5.0 e Empreender

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311