CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Nacional /

Conaje, CACB e Sebrae debatem Reforma Tributária no Feirão do Imposto 2021

Painel “Uma Reforma Tributária Justa para o Empreendedorismo Brasileiro” contou com a participação do presidente da CACB, George Pinheiro

20 de maio de 2021 - 17:56

A Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) promove, nesta quinta-feira (20), o Feirão do Imposto 2021. No painel “Uma Reforma Tributária Justa para o Empreendedorismo Brasileiro”, foram convidados o presidente da CACB, George Pinheiro, e o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago. A mediação do debate foi feita pelo diretor de Relações Governamentais da Conaje, Douglas Aguirre.

A ideia do painel foi envolver os jovens empresários no diálogo sobre a Reforma Tributária. O representante do Sebrae fez uma exposição sobre as consequências da reforma para as micro e pequenas empresas. Segundo o especialista, é necessário que as alterações provindas da reforma sejam compatíveis com o tratamento diferenciado constitucional que as MPEs devem receber, no que diz respeito a desonerações, Tributação sobre Distribuição de Lucros e alterações de carga tributária nas Aquisições de Mercadorias e Insumos. Santiago defende que “a simplificação deve ser a meta principal de qualquer reforma tributária”, e que um dos maiores problemas do Brasil é o número de tributos sobre consumo.

O presidente da CACB destacou que entidades como a CACB e a Conaje, que possuem capilaridade empresarial, devem defender os interesses das empresas diante de reformas, mas também fomentar a criação de novos negócios, a interação com empresários de outros países e o impulso de produtos brasileiros para novos mercados por meio da exportação: “O empresário brasileiro precisa entender que exportar é um bom negócio”, afirmou Pinheiro.

O painel foi transmitido pelo Youtube da Conaje.

 

Feirão do Imposto 2021

O Feirão do Imposto surgiu em 2002 como uma iniciativa do Núcleo de Jovens Empreendedores de Joinville (SC). Atualmente, é um evento anual realizado pela Conaje, que promove ações que disseminam conhecimento sobre impostos, além de incentivar a luta pelo retorno e emprego do dinheiro público e o fim da corrupção.

A Conaje se juntou a Endeavor no movimento “Pra Ser Justo” e adotou o projeto como tema do Feirão do Imposto 2021. O movimento Pra Ser Justo, que reúne entidades e organizações da sociedade civil, defende uma reforma tributária que promova a justiça social, colocando os tributos como instrumento de redução das desigualdades, um modelo tributário que tenha como pilares a simplificação e a transparência; o fortalecimento da cidadania; a capacidade de reativar a economia, impulsionar o emprego e o empreendedorismo por meio de uma estrutura condizente com as condições de competitividade observadas no resto do mundo.

 

Conaje

Com atuação e representação em 24 estados brasileiros, a Conaje é uma entidade sem fins lucrativos que atua há 16 anos no fomento ao empreendedorismo, fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas principalmente geridas por jovens, na articulação e divulgação de práticas capazes de fortalecer a disseminação de novos e sólidos negócios no Brasil. Por meio de parcerias, trabalha também para o estabelecimento de políticas públicas e práticas institucionais que incluam os micros e pequenos empreendedores nas primeiras categorias de estratégias de desenvolvimento do País.

Com foco ainda no jovem empreendedor, a Confederação realiza projetos, eventos e ações para desenvolver empreendedores e jovens líderes por meio de capacitação técnica e experiências diferenciadas, e facilitar a troca de informações e gerar conexões com o objetivo de promover oportunidades de negócios.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311