Imprensa
Senado Federal

CACB vai ao Senado para tratar da PEC 13/2024 que pode corrigir os efeitos da Reforma Tributária sobre as MPEs

Senador Mecias de Jesus é o autor da proposta que busca minimizar os impactos

18 de março de 2025 às 15:05

Foto: Ana Gabriela/ CACB

Uma comitiva da CACB, liderada pelo vice-presidente jurídico da entidade, Anderson Trautman Cardoso, esteve no gabinete do senador Mecias de Jesus (REPUBLICANOS- RR), na manhã desta terça-feira (18) para debater a PEC 13/2024, de sua autoria, que visa corrigir o tratamento dado pela Reforma Tributária às microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais. A proposta altera o art. 146, § 3º, II, da Constituição Federal.

“Estamos aqui para reforçar e verificar de que forma podemos ajudar na sua PEC” , explicou Anderson lembrando que “quem gera emprego é o setor produtivo e a base é a pequena empresa, a grande força motriz do país”. Mecias de Jesus, que se prontificou a conversar pessoalmente com o Senador Efraim Filho (UNIÃO/PB) para que ele possa relatar a matéria na Comissão de Constituição e Justiça do Senador Federal. “O meu papel é ajudar o país e a sociedade para ter uma vida mais digna e permitir que as pessoas empreendam mais”.

A visita ao senador faz parte de uma estratégia desenvolvida pela gerente de Relações Governamentais e Institucionais da Confederação, Karla Cinara do Carmo, para melhorar pontos sensíveis da Reforma Tributária para os setores de comércio e serviços. Outras reuniões com parlamentares estão sendo agendadas.

Amazônia Legal

Dos sete integrantes de federações presentes ao encontro, quatro eram do Norte do país. Marco Kobayashi, diretor-secretário da CACB e ex-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), e o atual 1º vice-presidente, Cícero Alves de Noronha Filho, colocaram para o senador Mecias uma preocupação acerca de uma medida do governo de São Paulo que pode refletir na segurança das fronteiras e do país.

No início do ano, a Secretaria de Finanças de São Paulo baixou um expediente interno suspendendo os créditos de 7% que eram dados para Áreas de Livre Comércio (ALCs) impactando nos estados de Rondônia, Acre, Roraima, Amapá e Amazonas.

Foto: Ascom do senador Mecias de Jesus

As (ALCs) foram criadas na década de 1990 para promover o desenvolvimento das cidades de fronteiras internacionais localizadas na Amazônia Ocidental e recebem benefícios fiscais. Cícero Filho acredita que o resultado dessa medida econômica pode levar a impactos sociais. “Esses municípios fazem fronteira com Bolívia, Peru e Colômbia, porta de entrada de armamento e entorpecentes, colocando não só a região em risco, mas o país”.

Além de Anderson Trautman, Ricardo Kobayashi, Cícero Filho e Karla Cinara também estiveram no gabinete do senador Mecias de Jesus o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Amapá (Acia), Márcio Bragança; o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Empresariais do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale; o vice-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Mato Grosso (Facmat) , Rafael Furman Alves de Souza, a coordenadora Jurídica da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Wallerya Miotto Grudzien , e Elisabete Grunvald, presidente da Associação Comercial do Pará.

Últimas Notícias

Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos
Na mídia 25 de abril de 2025 às 17:26

Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos

Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional
NA MÍDIA 24 de abril de 2025 às 16:20

Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional

Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender
Oportunidade 24 de abril de 2025 às 09:57

Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real
GASTO BRASIL 23 de abril de 2025 às 17:11

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense
Na mídia 23 de abril de 2025 às 10:24

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23) Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)
AVISO DE PAUTA 22 de abril de 2025 às 11:12

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel