Após uma agenda movimentada pela manhã, mais de 30 membros do sistema CACB se reuniram para a última Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo de 2024.
Conduzida pelo presidente reeleito da CACB, Alfredo Cotait Neto, para o triênio 2025-2027, Cotait agradeceu a presença de todos e destacou que continuará “comandando a CACB por todos os presentes. Minha gratidão é pela recepção de vocês, grande parte do trabalho foi realizada por vocês. Minha atuação é muito mais estratégica.”
Aplaudido pelos presentes, o presidente reiterou a necessidade de cooperação para fortalecer o sistema, que abrange 80% do território brasileiro. “Esse será meu legado. No dia em que entenderem que nossa força está na rede, ela será a maior do Brasil.”
Cotait enfatizou que a demanda vem da base, onde as associações comerciais (ACEs) atuam nos municípios, promovendo empregos, renda e atendendo às reivindicações locais: “Cada um tem que fazer sua parte para isso.”
Valmir Rodrigues, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas) e diretor-financeiro da CACB, parabenizou Cotait por sua reeleição. “O presidente Cotait tem uma grande responsabilidade em incentivar o associativismo no Brasil. Se estou aqui, é por esse incentivo.”
Participando online, Rodrigo Sousa Costa, presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), destacou que a rede da CACB “tem o poder de transformar o Brasil inteiro. Nossas entidades são verdadeiras trincheiras dos nossos valores morais.”
Reforma Tributária
O primeiro tema discutido foi o Simples Nacional na Reforma Tributária. Anderson Trautman Cardoso, vice-presidente jurídico da CACB, destacou a importância da participação da Confederação nas audiências públicas do Senado, reforçando a necessidade de diálogo com senadores para que as três emendas defendidas pela CACB sejam incluídas na Reforma. “Conseguimos uma alteração no texto que traz mais competitividade ao Simples Nacional, algo inédito entre as entidades.”
Cotait reforçou que, embora senadores e deputados apoiem as emendas, é necessário fortalecer esse diálogo para que esse apoio seja refletido nas votações. “Essa mobilização da nossa rede é a marca da CACB.”
Relatório A equipe de comunicação apresentou um balanço dos três anos da gestão do presidente Alfredo Cotait Neto, destacando ações políticas, mudanças administrativas, atualizações de comunicação e projetos como Empreender e Desenvolve Mulher Empreendedora. A CACB, com mais de duzentos anos de história, encerra 2024 com uma rede ainda mais forte e atuante. Com presença ativa no Congresso Nacional e relacionamento com políticos influentes, a Confederação trabalha em prol de melhorias na Reforma Tributária e na manutenção do Simples Nacional, sempre defendendo os interesses do setor produtivo. Mulher e Empreendedorismo “Mulheres em cargos de liderança impulsionam a entidade. É por isso que precisamos de mais mulheres líderes nas associações e federações comerciais”, afirmou Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional. Ela destacou a importância da presença feminina no empreendedorismo. “Esse trabalho voluntário traz imensa satisfação ao ver mulheres engajadas.” Desde o início dos eventos do CMEC, o número de empreendedoras passou de 200 para 1500. O evento “Liberdade para Empreender”, que será realizada em 2 de dezembro, em São Paulo, contará com palestras e oficinas oferecidas por Sebrae, APEX e ABF sobre temas como visibilidade digital, franchising, exportação, saúde mental e comunicação. Próximos Eventos – Congresso Federaminas: 21 a 24 de novembro. “Churrasco com tempero de negócios”, com painéis de empresas como Vale, Heineken e Samarco, abordando a aproximação entre pequenos e grandes negócios. Cotait indicou o interesse de criar um conselho com as 50 principais ACEs para fortalecer o debate interno e o primeiro evento será na Bahia, em março, para reunir lideranças e reforçar o papel do associativismo no país. Considerações Finais Osíris Lins, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (Facep), destacou que os projetos Empreender e Central de Rede trouxeram mais reconhecimento e infraestrutura à base da CACB. Melca Farias, titular da Associação Comercial da Paraíba (ACPB), sugeriu a criação de um conselho de ética para atuar em momentos estratégicos em defesa das micro e pequenas empresas. Roberto Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), enfatizou a força do sistema da CACB e propôs um manifesto sobre à PEC da redução da jornada de trabalho sem alteração salarial. Paulo Cavalcanti, presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), destacou a importância da união dos presentes para a transformação do país, colocando-se à disposição da CACB. Ele também mencionou a necessidade de desenvolver uma “inteligência cidadã” para legislar em favor do empreendedorismo e do setor produtivo. Confira as fotos no Flickr.
– Congresso Faciap: Em Foz do Iguaçu, nos dias 22 e 23 de novembro.