Imprensa
ANIVERSÁRIO

Associação Comercial de Porto Alegre foi instalada há 158 anos

Criação da entidade ocorreu na "casa de campo" do principal líder do setor na época, Lopo Gonçalves Bastos

20 de maio de 2016 às 15:50

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), uma das mais antigas entidades empresariais do Rio Grande do Sul, foi instalada a 9 de maio de 1858. Está, portanto, completando 158 anos de funcionamento. A fundação da então chamada Praça do Comércio data, porém, de 14 de fevereiro daquele mesmo ano do século retrasado.

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. (Foto: Guilherme Lund)

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. (Foto: Guilherme Lund)

A criação da entidade ocorreu na “casa de campo” (foto) do principal líder do setor na época, Lopo Gonçalves Bastos. O casarão abriga hoje o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, na Rua João Alfredo, 582, bairro Cidade Baixa. Outro personagem presente nos primórdios da organização também é nome de rua na região, Luiz Afonso. No mesmo ano surgia o Banco da Província, que se tornou poderoso no Estado, mas que já não existe mais.

Conforme o historiador Sérgio da Costa Franco, no livro “Porto Alegre e seu comércio”, encomendado pela ACPA por ocasião dos 125 anos da entidade, em 1983, a Praça do Comércio regulava o valor de troca da moeda. Havia insuficiência de meio circulante e as moedas de ouro e prata estrangeiras tinham grande aceitação. A Praça emitia resoluções sobre o valor de troca das moedas.

Durante décadas, a ACPA travou guerra contra o contrabando, originário principalmente do porto de Montevidéu. Reivindicou uma “tarifa especial” de importação para o Rio Grande do Sul, o que foi obtido após longas tratativas. Outra frente de atuação da entidade deu-se em favor das condições dos transportes – dragagem e sinalização da Lagoa dos Patos e do Guaíba, melhoramento e abertura da barra de Rio Grande e ferrovias.

O Palácio do Comércio, onde fica a sede da ACPA e da Federasul, no Centro Histórico de Porto Alegre, teve sua pedra fundamental lançada em 12 de outubro de 1937. A inauguração do prédio, projetado pelo arquiteto José Lutzenberger, aconteceu em 14 de novembro de 1940, com a presença do presidente Getúlio Vargas.

Nos anos 1800, Lopo Gonçalves presidiu a Praça do Comércio em três períodos: foi seu primeiro presidente, em 1858, e depois voltou ao cargo em 1861/64 e 1867/71. Também estiveram à frente da entidade nas primeiras gestões nomes como Barão de Cahy, Antonio Mostardeiro, Ernesto da Fontoura e Carlos Hubner.

Desde a década de 1920, o último dirigente a exercer com exclusividade a presidência da ACPA foi Alberto Bins, entre 1924 e 1928, antes de se tornar prefeito da capital. Depois dele, durante 88 anos, o cargo de presidente da ACPA passou a ser acumulado pelo presidente da Federasul. Até que este ano Paulo Afonso Pereira foi aclamado unicamente presidente da ACPA e tomou posse em 27 de abril passado.

Últimas Notícias

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel