CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / ANIVERSÁRIO

Associação Comercial de Porto Alegre foi instalada há 158 anos

Criação da entidade ocorreu na "casa de campo" do principal líder do setor na época, Lopo Gonçalves Bastos

20 de maio de 2016 - 15:50

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), uma das mais antigas entidades empresariais do Rio Grande do Sul, foi instalada a 9 de maio de 1858. Está, portanto, completando 158 anos de funcionamento. A fundação da então chamada Praça do Comércio data, porém, de 14 de fevereiro daquele mesmo ano do século retrasado.

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. (Foto: Guilherme Lund)

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. (Foto: Guilherme Lund)

A criação da entidade ocorreu na “casa de campo” (foto) do principal líder do setor na época, Lopo Gonçalves Bastos. O casarão abriga hoje o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, na Rua João Alfredo, 582, bairro Cidade Baixa. Outro personagem presente nos primórdios da organização também é nome de rua na região, Luiz Afonso. No mesmo ano surgia o Banco da Província, que se tornou poderoso no Estado, mas que já não existe mais.

Conforme o historiador Sérgio da Costa Franco, no livro “Porto Alegre e seu comércio”, encomendado pela ACPA por ocasião dos 125 anos da entidade, em 1983, a Praça do Comércio regulava o valor de troca da moeda. Havia insuficiência de meio circulante e as moedas de ouro e prata estrangeiras tinham grande aceitação. A Praça emitia resoluções sobre o valor de troca das moedas.

Durante décadas, a ACPA travou guerra contra o contrabando, originário principalmente do porto de Montevidéu. Reivindicou uma “tarifa especial” de importação para o Rio Grande do Sul, o que foi obtido após longas tratativas. Outra frente de atuação da entidade deu-se em favor das condições dos transportes – dragagem e sinalização da Lagoa dos Patos e do Guaíba, melhoramento e abertura da barra de Rio Grande e ferrovias.

O Palácio do Comércio, onde fica a sede da ACPA e da Federasul, no Centro Histórico de Porto Alegre, teve sua pedra fundamental lançada em 12 de outubro de 1937. A inauguração do prédio, projetado pelo arquiteto José Lutzenberger, aconteceu em 14 de novembro de 1940, com a presença do presidente Getúlio Vargas.

Nos anos 1800, Lopo Gonçalves presidiu a Praça do Comércio em três períodos: foi seu primeiro presidente, em 1858, e depois voltou ao cargo em 1861/64 e 1867/71. Também estiveram à frente da entidade nas primeiras gestões nomes como Barão de Cahy, Antonio Mostardeiro, Ernesto da Fontoura e Carlos Hubner.

Desde a década de 1920, o último dirigente a exercer com exclusividade a presidência da ACPA foi Alberto Bins, entre 1924 e 1928, antes de se tornar prefeito da capital. Depois dele, durante 88 anos, o cargo de presidente da ACPA passou a ser acumulado pelo presidente da Federasul. Até que este ano Paulo Afonso Pereira foi aclamado unicamente presidente da ACPA e tomou posse em 27 de abril passado.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311