1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27

Redes Sociais
Login Sistemas

Para efetuar o login, selecione o sistema utilizando os botões abaixo:

Home / Arbitragem / Conceito

Conceito

No processo arbitral, as partes têm autonomia para definir praticamente todos os detalhes. A quantidade (sempre ímpar) e o nome dos árbitros, o local em que se dará o processo, os procedimentos e as regras a serem usados no processo, se será uma arbitragem de direito ou de eqüidade, e o idioma em que se desenvolverão os trabalhos (em caso de arbitragem internacional).

O processo arbitral é mais complexo que a mediação e a conciliação, mas ainda assim, é bem mais simples que o processo judicial. Por lei, a decisão deve sair em no máximo seis meses do início do processo, e a decisão arbitral tem valor de sentença – deve ser cumprida.

  • Arbitragem

    Decisão arbitral tem valor de sentença e sai em até seis meses.

    Saiba mais
  • Conciliação

    Decisão arbitral tem valor de sentença e sai em até seis meses.

    Saiba mais
  • Mediação

    Decisão arbitral tem valor de sentença e sai em até seis meses.

    Saiba mais
  • Inicie um procedimento

A CBMAE é uma das precursoras na disseminação dos MESCs no Brasil. É o órgão operacional da CACB que tem um papel importante na difusão e no compromisso para o processo de mudança da cultura do litígio para a da pacificação e para o aperfeiçoamento constante dos processos de prevenção e gestão de resolução de conflitos empresariais, provocando um ambiente favorável à negociação, de maneira colaborativa e sustentável.