Imprensa
Desoneração da Folha

Ministro prorroga decisão que suspende reoneração da folha de pagamentos até setembro

Caso o Executivo e o Legislativo entrem em acordo, o projeto deve ser votado no início de agosto

17 de julho de 2024 às 16:07

Para o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, a desoneração ajuda a manter empregos e impulsionar a economia do país| Foto: Divulgação / IStock

O ministro Edson Fachin aceitou a proposta do governo federal e do Senado de prorrogar suspensão da reoneração da folha de pagamentos até 11 de setembro, para que seja encontrada uma solução consensual. O prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) terminava na sexta-feira (19).

Os dois órgãos argumentaram que as negociações sobre formas de compensação pela prorrogação do benefício ainda estão sendo discutidas entre o Executivo e o Legislativo, e que se aproxima o período do recesso, que começa nesta quinta-feira (18), o que poderia afetar a deliberação do tema.

Entidades do setor produtivo aguardam apreensivas a decisão sobre a compensação da desoneração da folha de pagamento de 17 ramos da economia, que estão entre os que mais empregam, e de municípios de até 156 mil habitantes.

Para o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, a desoneração ajuda a manter empregos e impulsionar a economia do país. “A reoneração prejudicaria o ambiente de negócios e a capacidade de geração de renda, pressionando preços com evidente impacto na inflação”, aponta.

Outro argumento contrário à reoneração é a “insegurança jurídica” trazida pela medida, desestimulando investimentos, com potencial aumento do desemprego.

O impasse reside na fonte de recursos para compensar a desoneração. O Congresso rejeitou a proposta de aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos, enquanto o Planalto demonstra incerteza quanto ao volume de recursos que seriam arrecadados por outras propostas do Legislativo, como a atualização dos valores de imóveis no Imposto de Renda e a taxação de compras internacionais.

Pacheco incluiu o projeto de reoneração gradual da folha de pagamento na pauta da sessão plenária de terça (16), propondo um pacote que não necessariamente envolve o aumento da CSLL. Entretanto, adiou a votação com a justificativa de que não houve acordo sobre a compensação. Entre as sugestões estão a repatriação de recursos do exterior, regularização de ativos e outras medidas de ajuste fiscal.

O relatório final do projeto deve ser apresentado pelo líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), em data a ser definida, visando conciliar as propostas das diferentes lideranças partidárias.

Últimas Notícias

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB
ORIENTAÇÃO 20 de agosto de 2026 às 16:10

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB

3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações 3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações
Reforma tributária 20 de agosto de 2026 às 14:28

3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis
ELEIÇÕES 2026 19 de agosto de 2026 às 17:20

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment
NA MÍDIA 19 de agosto de 2026 às 11:51

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos
ELEIÇÕES 2026 18 de agosto de 2026 às 17:28

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis CACB participa de realização de debate com presidenciáveis
AVISO DE PAUTA/ELEIÇÕES 17 de agosto de 2026 às 11:48

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel