Imprensa
LEGISLAÇÃO

Comitê Jurídico da CACB realiza última reunião do ano

Encontro fez balanço de 2024 e enfatizou os trabalhos pela Reforma Tributária, ainda em curso

3 de dezembro de 2024 às 16:47

 

Márcio Fernandes, vice-presidente da Fecomercio-SP, participou da reunião do Comitê Jurídico ao lado do vice-presidente jurídico da CACB, Anderson Trautman Cardoso | Fotos: Reisy Ruzzi

 

O ano que se encerra em poucos dias foi de muito trabalho para o Comitê Jurídico da CACB. Ele atuou em diversas frentes, principalmente no Congresso Nacional, acompanhando projetos de lei como, por exemplo, o do Devedor Contumaz (PL 15/2024). Mas, definitivamente, o PL que demandou mais esforços foi o 68/2024, que regulamenta a Reforma Tributária.

E foi tratando dele que o vice-presidente Jurídico da CACB, Anderson Trautman Cardoso, começou a reunião do comitê, realizada nesta terça-feira (3), em modelo híbrido, a partir da sede da entidade. “Continuamos trabalhando para melhorar o texto da Reforma Tributária. Amanhã, a CCJ irá fazer a entrega do relatório final e nós seguimos mobilizados hoje, estando juntos em Brasília, para reuniões no Senado”, explicou o tributarista.

A reunião do Comitê Jurídico foi prestigiada pela presença do vice-presidente da Fecomercio de São Paulo, Márcio Olívio da Costa Fernandes. “Nós temos o mesmo propósito que é representar o empresário no Congresso e nada mais lógico do que continuarmos de mãos dadas nessa empreitada fiscal que é a defesa do Simples Nacional, assunto relevante para o empresariado brasileiro.”

Ganhos

O Comitê Jurídico contribuiu para o debate sobre a Reforma Tributária desde o princípio. “O texto inicial não permitia o crédito aos optantes pelo Simples Nacional. A CACB fez um movimento, ainda quando tramitava a emenda constitucional, e conseguiu a modificação no dispositivo que permitiu um crédito, muito tímido, mas foi um avanço, um crédito proporcional ao valor recolhido pelo optante do regime”, recordou Anderson.

A CACB também trabalhou e conquistou a criação da Cesta Básica Nacional e a exclusão do imposto seletivo de itens como energia elétrica e telecomunicações. Mas para Anderson Trautman, a maior vitória do grupo foi na Câmara e tratou da não-cumulatividade: “No texto da regulamentação o governo inverteu a regra constitucional e condicionou o crédito para todas as operações sendo que a Constituição condicionava exclusivamente em relação ao split payment ou o pagamento direto pelo adquirente da mercadoria do tributo incidente. Nós sensibilizamos os deputados e construímos o artigo 29, que hoje está no texto e diz que só pode ter condicionado se não houver split payment ou não houver o pagamento direto pelo adquirente.”

 

Anderson Trautman Cardoso, vice-presidente jurídico da CACB, detalhou o foco da CACB na reta final da tramitação da Reforma Tributária no Senado Federal

 

Desafios

Agora, na reta final, a estratégia do Comitê Jurídico da CACB é não dispersar e focar em dois pleitos principais. Um diz respeito ao crédito integral da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que substituirá o PIS e a Cofins. “No nosso entendimento tem como contornar. Essa condicional diz que o crédito será proporcional ao recolhimento, e a nossa interpretação é que o que se entende como ‘proporcionar o recolhimento’ é o recolhimento da CBS.”

O segundo pleito trata das desonerações e regimes de monofasia. “Em relação ao ICMS, para você não computar o valor integral, por exemplo de uma desoneração para fins de enquadramento do Simples, tem um dispositivo lá na Lei Geral do Simples que prevê que esses valores não comporão o seu faturamento. Quando o ICMS é extinto para o CBS, se nós não tivermos um dispositivo igual, o que nós vamos fazer? Vamos inflar o faturamento dessas empresas, da mesma forma que a monofasia.”

2024 e 2025

Na reunião, falou-se ainda da PEC do fim da escala 6×1. Thiago Cipriani, diretor jurídico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), foi um dos que se manifestou sobre o tema dizendo que a entidade se posicionou totalmente contra a PEC. No entanto, a proposta não parece ser a discussão do momento. Segundo a nova gerente de Relações Governamentais e Institucionais da CACB, Karla Cinara Carmo, que foi apresentada ao Comitê, “a PEC perdeu tração no Congresso Nacional.”

Para 2025, Anderson Trautman Cardoso explicou que a principal pauta da CACB será o Voto Distrital e que o Comitê Jurídico seguirá firme e unido em prol do setor produtivo.

Últimas Notícias

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel