Imprensa
REUNIÃO

Comitê Jurídico da CACB delibera atuação em pautas prioritárias para setor empresarial no Congresso Nacional

Nas próximas semanas, a CACB seguirá trabalhando, entre outros, para assegurar que não haja aumento de carga tributária com a Reforma que tramita no Senado Federal

6 de setembro de 2023 às 11:29

O Comitê Jurídico da CACB se reuniu, nesta terça-feira (05), na sede da entidade, em Brasília, para deliberar sobre a atuação em temas prioritários para o setor empresarial, incluindo as ações que adotará nas próximas semanas, junto ao Senado, para os debates referentes à Reforma Tributária. “Assim como fizemos na Câmara, vamos continuar contribuindo com os debates sobre a Reforma, principalmente buscando os aprimoramentos do texto que julgamos importantes para o desenvolvimento do país”, disse Anderson Trautman Cardoso, vice-presidente da CACB e coordenador do Comitê.

De acordo com Anderson, o foco principal da CACB segue sendo o não aumento de carga tributária, posição que será defendida fortemente pela entidade.

O grupo tratou, ainda, de temas como programa Remessa Conforme, do Governo Federal; reflexos do julgamento do STF sobre coisa julgada em matéria tributária; projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional retomando o voto de qualidade no CARF; MP sobre crédito fiscal decorrente de subvenção para investimento; contribuição sindical, assunto que também será trabalhado com força pela CACB, principalmente pelo significativo retrocesso que a medida, se aprovada, traria para o cenário empresarial do país.

“É preciso esclarecer a diferença que há entre a chamada contribuição assistencial e a contribuição sindical e também demonstramos o retrocesso que haverá no restabelecimento da última para o setor produtivo”, pontuou Anderson.

Ainda na pauta, o PLP 108/2021, que trata da atualização das tabelas de faturamento das empresas para enquadramento no Simples Nacional, tema cujo a CACB tem liderado os debates. “O governo chega, agora, com uma nova proposta que abrange apenas os Microempreendedores Individuais, que teriam seu faturamento limite anual ampliado de R$ 88 mil para R$ 113 mil”, informou Anderson, esclarecendo que, ainda assim, a Confederação segue com o objetivo de que a medida alcance a todas as empresas do Simples.

Comitê de RIG

O superintendente da CACB, Carlos Rezende, apresentou ao grupo os integrantes do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais, criado recentemente pela entidade para liderar o relacionamento com os poderes Legislativo e Executivo. “Nós tínhamos carência de profissionais com certo conhecimento do dia a dia do Congresso Nacional. Esse grupo chega para apoiar o estreitamento desse relacionamento e para fazer essa ponte com as entidades ligadas à CACB”, destacou.

Participaram da reunião advogados representantes de entidades do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo.

A próxima reunião do Comitê está agendada para o dia 02 de outubro.

Últimas Notícias

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano
Ciclo de Debates 14 de março de 2025 às 15:07

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa” Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”
Evento 14 de março de 2025 às 10:39

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender
SISTEMA CACB 13 de março de 2025 às 16:27

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril
Parceria 13 de março de 2025 às 16:14

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo
CELEBRAÇÃO 13 de março de 2025 às 15:42

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas
Lançamento 13 de março de 2025 às 14:02

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel