
Cotait Neto, com o vice-presidente financeiro da CACB, Valmir Rodrigues, e o vide-presidente jurídico Anderson Trautman, em conversa com o senador Carlos Viana (Podemos/MG)
A tramitação da Reforma Tributária, que já dura 30 anos, está chegando ao fim. Após a promulgação em 2023, a fase de regulamentação exige cuidado. O objetivo é simplificar e unificar os tributos sobre o consumo. Entretanto, as mudanças podem ampliar prejuízos para o setor produtivo. Para evitar esse risco, a CACB contatou, por meio dos presidentes de federações, vários senadores para explicar os argumentos do sistema em favor do Simples Nacional no texto da Reforma Tributária.
O esforço conjunto teve resultado – a CACB é uma entidade que não pertence ao sistema patronal que foi convidada a participar de duas audiências para discussão da Reforma Tributária na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Encontro de lideranças da CACB com senador Randolfe Rodrigues (PT/AP) para falar sobre o Simples
Com cafés da manhã, almoços, visitas e reuniões durante duas semanas, os líderes empresariais de diversos estados conseguiram sensibilizar os políticos quanto a importância do Simples Nacional para a competitividade e sobrevivência dos micro e pequenos negócios. Alfredo Cotait Neto vai representar a CACB no debate desta terça-feira (19/11), defendendo o sistema simplificado para as MPEs previsto na Constituição: “Essa reforma está destruindo o Simples. Toda aquela inclusão daquelas pequenas empresas dos últimos anos vai diminuir ou acabar: são prejuízos para quem gera quase 70% dos empregos no país”.

Senador Jader Barbalho (MDB/PA) recebe comitiva do sistema no Congresso
Entre os parlamentares que sentaram com os representantes dos empresários na mesa de negociação, antes de o texto final seguir para o plenário, estão os senadores Carlos Viana (Podemos/MG), Jorge Kajuru (PSB/GO), Wilder Morais (PL/GO), Lucas Barreto (PSD/AP), Randolfe Rodrigues (PT/AP), Cleitinho (Republicanos/MG), Zequinha Marinho (Podemos/PA), Jader Barbalho (MDB/PA), Izalci Lucas (PL/DF), Nelsinho Trad (PSD/MS), Efraim Filho (UNIÃO/PB) e Esperidião Amin (PP/SC).

Presidente da CACB conversa com o senador Esperidião Amin (PP/SC) em busca de apoio aos micro e pequenos
A audiência vai tratar sobre como as MPEs, atualmente optantes pelo Simples, que devem ser resguardadas após a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).