Imprensa
Campanha

CACB lança movimento Liberdade Econômica na pauta das eleições municipais

Objetivo é incentivar candidatos a se comprometerem com redução da burocracia para empreender

2 de setembro de 2024 às 14:56

Minas Gerais é um dos estados que batalha pela aplicação da Lei da Liberdade Econômica | Arte: CACB

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) lança, nesta terça-feira (3), o movimento Liberdade Econômica dentro do contexto das eleições municipais de 2024. O objetivo é incentivar que postulantes aos cargos de prefeito e vereador se inscrevam, por meio do site da CACB, na plataforma maisliberdade.org do Instituto Liberal de São Paulo (Ilisp), demonstrando a intenção de adotar a Lei da Liberdade Econômica (LLE) em caso de vitória no pleito de outubro.

Entre os confirmados para o lançamento estão o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio; o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado Joaquim Passarinho; a deputada federal Adriana Ventura; o presidente do Ilisp, Marcelo Faria, e o presidente da CACB, Alfredo Cotait.

Lei da Liberdade Econômica e a CACB

Embora aprovado como lei federal, o mecanismo precisa de regulamentação ou decreto de cada Estado e município para vigorar de fato. Essa segunda etapa pode ser feita tanto pelo Executivo, via decreto, quanto pelo Legislativo com um projeto de lei.

O principal benefício da LLE para os empreendedores é a dispensa de alvarás para atividades de baixo risco. A regulação federal prevê que 298 atividades econômicas (os “CNAEs” definidos ao abrir uma empresa) são dispensadas de alvarás, mas estados e municípios também precisam regular a lei para que os alvarás sejam realmente dispensados por todos os órgãos (bombeiros, fazenda, meio ambiente, vigilância sanitária, entre outros).

“A CACB vai usar a sua capilaridade para incentivar candidatos a apoiarem a implementação da Lei que ainda está muito tímida. Precisamos desburocratizar para crescer, os números mostram que onde a Lei já é válida as coisas andaram”, explica Alfredo Cotait, presidente da CACB.

Lei da Liberdade Econômica em números

De acordo com o projeto Liberdade para Trabalhar, do Ilisp, dos 5.570 municípios brasileiros, somente 1.909 cidades aprovaram uma lei ou decreto de Liberdade Econômica, o que equivale a 34,27% dos municípios.

Dois estudos realizados pelo Ilisp em parceria com o Instituto Millenium mostram os impactos positivos da lei nos municípios que a adotaram. O primeiro estudo mostrou um aumento de 40% no número médio de contratações em comparação ao período anterior à lei. E o segundo estudo revelou um aumento de 88,9% na média anual de novas empresas abertas após a adoção da Lei de Liberdade Econômica.

Há grande disparidade na adoção da LLE pelo país. Enquanto ela avança em estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com regulação estadual e adoção da lei por boa parte dos municípios, no Estado de São Paulo e nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste a adoção pelos municípios tem sido bastante lenta.

 

Serviço

Acompanhe o lançamento da campanha “Liberdade Econômica na Pauta das Eleições Municipais”.

Data: 3/9 (terça-feira)

Horário: 8h30

Local: Edifício Corporate Financial Center -SCN, quadra 02, bloco A, sala 901, Brasília – DF

🔗 Participe pelo Zoom

Contatos: Katiuscia Sotomayor – (61) 99267-4477

Mônica Pedroso – (61) 9-8221-3772

Maria Eduarda Prado – (61) 9-9151-4989

 

Últimas Notícias

ACSP e Sociedade Rural Brasileira firmam parceria para fortalecer o agronegócio durante reunião com o Ministro André de Paula ACSP e Sociedade Rural Brasileira firmam parceria para fortalecer o agronegócio durante reunião com o Ministro André de Paula
ARTICULAÇÃO 2 de junho de 2026 às 17:25

ACSP e Sociedade Rural Brasileira firmam parceria para fortalecer o agronegócio durante reunião com o Ministro André de Paula

Seminário debate impactos da IA no futuro do Brasil e do empreendedorismo Seminário debate impactos da IA no futuro do Brasil e do empreendedorismo
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2 de junho de 2026 às 14:51

Seminário debate impactos da IA no futuro do Brasil e do empreendedorismo

Mudanças na escala de trabalho exigem planejamento das empresas Mudanças na escala de trabalho exigem planejamento das empresas
NA MÍDIA | ESTADÃO 2 de junho de 2026 às 12:22

Mudanças na escala de trabalho exigem planejamento das empresas

Endividamento das famílias ameaça economia e exige atenção do poder público Endividamento das famílias ameaça economia e exige atenção do poder público
NA MÍDIA | CORREIO BRAZILIENSE 2 de junho de 2026 às 12:17

Endividamento das famílias ameaça economia e exige atenção do poder público

Crédito feminino é apontado como vetor de crescimento econômico Crédito feminino é apontado como vetor de crescimento econômico
NA MÍDIA | DIÁRIO DO COMÉRCIO 2 de junho de 2026 às 12:15

Crédito feminino é apontado como vetor de crescimento econômico

Porto Alegre sedia primeira reunião regional para debater a correção do Simples Nacional Porto Alegre sedia primeira reunião regional para debater a correção do Simples Nacional
MOBILIZAÇÃO NACIONAL 1 de junho de 2026 às 17:13

Porto Alegre sedia primeira reunião regional para debater a correção do Simples Nacional

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel