Imprensa
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Seminário debate impactos da IA no futuro do Brasil e do empreendedorismo

Alfredo Cotait Neto destacou a importância de compreender o potencial da ferramenta para a modernização dos processos produtivos e o estímulo ao crescimento do país

2 de junho de 2026 às 14:51

Alfredo Cotait Neto, Tito Hollanda Barros, Adriana Ventura e Marcelo Caldeira Pedroso. Foto: Comunicação ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), integrante do Sistema da CACB, sediou o seminário “IA e o Futuro do Brasil”, promovido pelo Conselho de Inovação (Conin) e pelo Pateo76, reunindo empresários, especialistas, representantes do setor público e lideranças do ecossistema de tecnologia para discutir os impactos da inteligência artificial no desenvolvimento econômico e no ambiente de negócios.

Na abertura, o presidente da CACB, Facesp e ACSP e líder do associativismo no Brasil, Alfredo Cotait Neto, destacou a importância de compreender o potencial da inteligência artificial como ferramenta de modernização dos processos produtivos e de estímulo ao crescimento do país, ressaltando o papel do Conin e do Pateo76 na promoção da inovação e do empreendedorismo.

Mediado por Tito Hollanda Barroso, coordenador do Conin, o encontro foi dividido em dois painéis voltados à análise dos desafios, oportunidades e impactos da inteligência artificial para a sociedade e para as empresas.

O primeiro debate reuniu a deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP) e Marcelo Caldeira Pedroso, coordenador de Ambientes de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Durante a discussão, os participantes abordaram o avanço das tecnologias baseadas em IA, os desafios regulatórios em debate no Congresso Nacional e o potencial da ferramenta para ampliar a produtividade, impulsionar a inovação e contribuir para áreas como saúde, educação e segurança pública.

No segundo painel, Luis Portella, diretor de Novos Negócios da Omnia Data Centers, e Rafael Forte, co-fundador da VTEX, abordaram questões envolvendo infraestrutura e soberania digital. E, no terceiro e último painel, o foco do debate foi a nova economia da IA  disrupção, negócios e oportunidades, com participação de Fred Andrade, fundador e CEO da Indigo Hive, Maira Habimorad, presidente e fundadora da Inteli, e Leonel Zveibil, diretor de Negócios do Google Brasil.

O seminário também reforçou a posição da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em relação ao Projeto de Lei nº 2.338/2023, que trata do Marco Legal da Inteligência Artificial. A entidade defende uma regulamentação equilibrada, capaz de proteger direitos fundamentais sem criar barreiras excessivas à inovação e ao empreendedorismo.

Para a CACB, o texto deve garantir proporcionalidade regulatória, diferenciação entre desenvolvedores e usuários da tecnologia, além de mecanismos que favoreçam a competitividade das micro, pequenas e médias empresas, permitindo que a inteligência artificial se consolide como instrumento de produtividade e desenvolvimento econômico no país.

Matéria da Associação Comercial de São Paulo – ACSP

Últimas Notícias

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1 CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1
NA MÍDIA 21 de agosto de 2026 às 17:27

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB
ORIENTAÇÃO 20 de agosto de 2026 às 16:10

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis
ELEIÇÕES 2026 19 de agosto de 2026 às 17:20

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment
NA MÍDIA 19 de agosto de 2026 às 11:51

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos
ELEIÇÕES 2026 18 de agosto de 2026 às 17:28

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis CACB participa de realização de debate com presidenciáveis
AVISO DE PAUTA/ELEIÇÕES 17 de agosto de 2026 às 11:48

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel