Imprensa
Varejo

Indicador da ACSP aponta queda de 20% nas vendas em 2016

Principais motivos para o recuo são a a elevação da taxa de juros, a retração do crédito, a baixa confiança do consumidor e a alta do dólar

21 de janeiro de 2016 às 13:52

O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) referente à primeira quinzena de janeiro aponta uma queda média de 20% no movimento de vendas do comércio varejista da capital paulista, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Isoladamente, houve quedas de 18,7% nas comercializações a prazo e de 21,4% nas vendas à vista.

Os motivos dos recuos mais acentuados em 2016 são vários. Nas vendas a prazo, as principais causas são a elevação da taxa de juros, a retração do crédito, a baixa confiança do consumidor e a alta do dólar. Alia-se a esses fatores o fim dos incentivos fiscais a eletroeletrônicos como computadores, smartphones e tablets.

Já as vendas à vista foram impactadas substancialmente pela queda da massa salarial e pela elevação do dólar, que encareceu artigos de vestuário e calçados, por exemplo.
A opinião do nobel de economia

Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia

Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia

Em avaliação feita por Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, o Banco Central brasileiro estrangula a economia.

Às vésperas da reunião do Copom, em que se acredita que o Banco Central (BC) pode subir mais uma vez os juros, Stiglitz comentou:

“Vocês têm uma das mais altas taxas de juros no mundo. Se o Brasil reagisse à queda no preço das exportações com medidas contracíclicas, o país talvez pudesse ter evitado a intensidade da atual crise. Outra questão é que, sempre que ocorrem escândalos de corrupção da magnitude do que acontece agora no Brasil, a economia é jogada para baixo. Isso cria uma espécie de paralisia”, afirmou o economista em entrevista à Agência Estado também publicada no Diário do Comércio.
Comparação mensal

Para fins de comparação, a primeira quinzena de janeiro de 2015 teve queda média de 3,3% em relação ao mesmo período de 2014.

Frente à primeira quinzena de dezembro de 2015, as quedas no movimento do comércio varejista paulistano foram ainda maiores, por fatores sazonais – o Natal e a injeção do 13º salário na economia. Os recuos foram de 33,4% nas vendas a prazo e de 42,3% nas vendas à vista. Na média, o tombo foi de 37,85%. É importante ressaltar que a primeira quinzena de janeiro também teve um dia útil a menos.
“Essas retrações já eram esperadas. Contudo, não podem ser projetadas para o restante do ano, uma vez que há expectativa de alguma melhora a partir do segundo trimestre”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Fonte: ACSP

Últimas Notícias

Iniciativas empresariais e eventos reforçam a proteção ambiental no Brasil Iniciativas empresariais e eventos reforçam a proteção ambiental no Brasil
Dia Nacional da Natureza 4 de outubro de 2024 às 14:26

Iniciativas empresariais e eventos reforçam a proteção ambiental no Brasil

“Compre do Pequeno”: nova campanha valoriza conexão entre pequenos negócios e clientes “Compre do Pequeno”: nova campanha valoriza conexão entre pequenos negócios e clientes
MPEs 4 de outubro de 2024 às 10:57

“Compre do Pequeno”: nova campanha valoriza conexão entre pequenos negócios e clientes

CACB defende micro e pequenas empresas em reunião com a Receita Federal CACB defende micro e pequenas empresas em reunião com a Receita Federal
Política 3 de outubro de 2024 às 14:11

CACB defende micro e pequenas empresas em reunião com a Receita Federal

Economia do Mar em Brasília Economia do Mar em Brasília
Evento 3 de outubro de 2024 às 13:27

Economia do Mar em Brasília

Federaminas conclui visitas técnicas do projeto “Poder da Rede” Federaminas conclui visitas técnicas do projeto “Poder da Rede”
Empreender 2 de outubro de 2024 às 15:32

Federaminas conclui visitas técnicas do projeto “Poder da Rede”

Presidente da ACSP participa de audiência pública em Brasília Presidente da ACSP participa de audiência pública em Brasília
Federação 2 de outubro de 2024 às 14:28

Presidente da ACSP participa de audiência pública em Brasília

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel