
Membros da CACB durante o lançamento | Foto: Alberto Ruy
A Vinícola Brasília apresentou oficialmente a nova safra do seu aclamado vinho Monumental Syrah em um evento exclusivo na Casa de Chá, situada na Praça dos Três Poderes. O evento contou com cerca de 100 convidados, entre autoridades, parceiros, jornalistas e influenciadores, todos reunidos para celebrar o sucesso de um projeto que representa o potencial da produção vitivinícola no Cerrado.
Patrícia Rêgo, consultora do programa Empreender, comentou sobre a escolha do local e a proposta do evento. “Pela Associação Comercial do Distrito Federal conseguimos o espaço do lançamento. A proposta era um lançamento mais suntuoso, com a cara de Brasília”, destacou. Entre os presentes, estavam Cláudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia, e Cristiano Araújo, secretário do Turismo.
Na cerimônia, Isabella Bonato, uma das sócias da Vinícola Brasília, foi a primeira a discursar, destacando a trajetória do projeto e a importância do apoio coletivo. “Tivemos a coragem de acreditar no cerrado acima de tudo, e acreditar na produção de vinhos na região. Acima disso, acreditamos que caminhar juntos era mais fácil, e estamos juntos construindo isso”, afirmou Bonato. Ela ressaltou, ainda, que o glamour do evento representa apenas 1% do trabalho árduo realizado diariamente pelos vinicultores.
Em seguida, Fernando Brites, presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), e Artur Farias, diretor comercial da vinícola, também subiram ao palco para saudar os convidados e celebrar o sucesso da nova safra. A noite foi coroada com um brinde especial, utilizando o Monumental Syrah, vinho de edição limitada, com apenas 1.200 garrafas disponíveis ao preço de R$ 349.

Presidente da ACDF, Fernando Brites, durante o discurso de lançamento | Foto: Alberto Ruy
O evento, descrito como “extraordinário” por Artur Farias, trouxe aos convidados uma experiência inesquecível. Ele também destacou que “a reação das pessoas ao provar o Monumental Syrah nos deixou com a certeza de que estamos no caminho certo”.
Empreender
O programa Empreender, viabilizado pela CACB em parceria com o Sebrae, busca incentivar o associativismo e o desenvolvimento de empreendimentos como a Vinícola Brasília, que já colhe frutos significativos com sua produção de vinhos de alta qualidade. Por meio desse programa, pequenos empresários recebem suporte para compartilhar recursos e construir, de forma colaborativa, negócios competitivos e sustentáveis.
Sérgio Horus, um dos sócios da vinícola, comentou sobre o sucesso do evento e a sinergia entre a vinícola e o ambiente. “O evento superou as expectativas, e nos sentimos muito bem acolhidos. É muito bom saber dessa nossa parceria com a Casa de Chá; nossos projetos estão muito bem alinhados e têm tudo a ver com a identidade da capital,” observou.
Associativismo como motor de sucesso
A Vinícola Brasília é formada por uma união de dez vitivinicultores que compartilham uma estrutura de produção. Esse modelo associativo, incentivado pelo programa Empreender da CACB, permite que os produtores utilizem recursos em conjunto, fortalecendo suas marcas e aumentando sua competitividade no mercado. Além disso, 60% das uvas cultivadas são utilizadas pela própria vinícola para produzir rótulos sob a marca Vinícola Brasília, enquanto os 40% restantes ficam com os vitivinicultores para suas marcas individuais.
O Empreender foi fundamental para que esses produtores pudessem não apenas dividir os custos de produção, mas também ampliar seu acesso a mercados e feiras nacionais e internacionais. A vinícola já conquistou espaço em eventos e prêmios importantes, consolidando-se como um modelo de sucesso no setor vitivinícola brasileiro.
Perspectivas para o futuro
O evento também marcou o anúncio de novos planos, incluindo a “Experiência Monumental,” que oferecerá degustações e visitas guiadas a partir de novembro. “O lançamento da Experiência Monumental é perfeito. Vai marcar a importância desse vinho com uma experiência de um nível muito superior,” comentou Artur Farias, prevendo que essa iniciativa trará uma imersão sensorial única aos clientes”.