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Empreendedorismo

Vinícola Brasília: sonho de vinho no cerrado, realizado com apoio do Empreender, alcança mais conquistas

Dez vitivinicultores produzem individualmente e coletivamente bebidas premiadas

30 de agosto de 2024 às 16:07

O vinho Monumental é envelhecido em barricas francesas e americanas | Foto: Tauan Alencar/CACB

A Vinícola Brasília, empreendimento que se tornou realidade graças ao apoio do programa Empreender, que é viabilizado pela CACB em parceria com o Sebrae, continua ganhando prêmios e espaço em feiras e eventos. As conquistas são da própria Vinícola Brasília e de dez vitivinicultores sócios.

A Vinícola Brasília foi inaugurada oficialmente há quatro meses, mas a produção vem desde 2022. A empresa reúne dez produtores de uvas que compartilham uma única estrutura para a produção de vinhos. No entanto, a produção se dá por dois caminhos. Quarenta por cento da produção de uvas fica para os vitivinicultores que têm suas próprias marcas, de maneira individualizada. Os outros sessenta por cento vão para a Vinícola Brasília que faz uma mescla das uvas e coloca no mercado a sua marca.

Se no ano de 2023 a Vinícola Brasília, localizada a 60 km da cidade que a batizou, produziu 100 mil litros de bebida, a expectativa para 2024 passa do dobro: 225 mil litros. Fazendo referência a características urbanas e arquitetônicas da capital do Brasil, os vinhos foram batizados de Alvorada (nobre tipo seco), Monumental (nobre tipo seco Syrah), Cobogó (fino branco Sauvignon blanc), Pilotis (fino rosé seco) e Croqui (fino tinto seco corte Malbec-Syrah).

12 empresas e 10 famílias compões a Vinícola Brasília| Foto: Tauan Alencar

Empreender

Para se alcançar esse cenário, a Vinícola Brasília contou com o apoio estratégico do programa Empreender, que tem como objetivo reunir empresários do mesmo setor ou de uma região em núcleos para fortalecer a micro e a pequena empresa por meio de qualificação e garantir competitividade no mercado. Uma das formas de apoio é através de consultorias.

Em 2021 a consultoria oferecida pelo Empreender foi voltada para o campo: manejo, dupla poda, coleta de inverno e orientações sobre como listar as uvas. 

Satisfeita com o processo, os empresários voltaram a procurar a CACB solicitando novas consultorias. Em 2023 o Empreender apoiou o projeto com cerca de R$ 657.810,00, sendo 22,5% de contrapartida dos empresários e 22,5% de contrapartida econômica da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF). Nessa fase, foram contratados dois enólogos. O gaúcho Marcos Viana e o francês Jean Michel, que estudou o laboratório do empreendimento. Um terceiro consultor, Fabiano Maciel, trabalhou toda a parte de rastreabilidade junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além da precificação dos vinhos. O convênio vai até o final de outubro de 2024.

O governador do DF, Ibaneis Rocha participou do lançamento da vinícola em maio | Foto: Tauan Alencar

Atualmente, Marcos continua no projeto e o engenheiro agrônomo Frederico Novelli, doutor em enologia, acompanha o dia a dia do empreendimento. Em setembro, Marcos e Frederico farão uma avaliação ampla percorrendo as dez propriedades.

E de acordo com a coordenadora do projeto Empreender, Anna Carolina Mauger, os trabalhos na Vinícola Brasília procuram “o cumprimento da adoção de boas práticas sustentáveis” apregoadas pelo AL – INVEST Verde, programa financiado pela União Europeia para a América Latina e que no Brasil é operacionalizado pela CACB. Segundo Mauger, no planejamento aprovado pela organização estão previstas estratégias de sustentabilidade ambiental, uma auditoria dos custos de gasolina, diesel, eletricidade e água para determinar os pontos críticos nos diferentes processos em campo e soluções para reduzi-los, bem como planos de reciclagem e reutilização dos resíduos.

Todas as atividades são acompanhadas desde 2020 pela consultora sênior da CACB, Patrícia Rêgo. “Eu sou esse elo entre a CACB e a Vinícola Brasília”, explica Patrícia que lida de modo constante com os consultores contratados, produtores e proprietários. No momento, entre outras ações, ela está trabalhando o enoturismo a partir de uma iniciativa do presidente da ACDF, Fernado Brites.  “Estou apoiando a participação da Vinícola na feira da Abav (Associação Brasileira das Agência de Viagem) com o clube Bancorbrás criando pacotes turísticos”, conta a consultora. O evento será realizado de 26 a 28 de setembro, em Brasília depois de 22 anos sendo realizado fora da capital federal.

Se no ano de 2023 a Vinícola Brasília, localizada a 60 km da capital, produziu 100 mil litros de bebida, a expectativa para 2024 passa do dobro: 225 mil litros| Foto: Tauan Alencar

Segundo semestre

A Vinícola Brasília é formada por 12 empresas e 10 vinícolas. Alto Cerrado, Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Vista da Mata e Villa Triacca. Cada uma com um grau de desenvolvimento e alcance.

No próximo dia cinco de setembro, a Ercoara vai participar do evento de degustação da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) do Rio Grande do Sul, no Vale dos Vinhedos.

Em julho passado, durante a Agrobrasília, maior feira agrícola do Distrito Federal, uma produção da Triacca ganhou medalha de ouro em um concurso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) reunindo pequenas produtoras.

No mesmo mês, a Vinícola Brasília ganhou pelo menos dez medalhas no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, também conhecido como Brazil Wine Challenge, realizado na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Das 1.000 amostras reunidas apenas 300 ganharam prêmios.

Na CACB

Em agosto, a Vinícola Brasília participou da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da CACB, na sede da entidade. O presidente Alfredo Cotait, convidou os representantes porque considera o caso da Vinícola Brasília um exemplo de sucesso do programa Empreender. “Ela extrapolou a produção de vinho, ela mexeu com o turismo da região do Distrito Federal, são empregos indiretos que surgiram a partir desse projeto”, explicou.

Itamar Manso, presidente Facern, Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB e Ernerto Reck, 1º vice-presidente da CACB, receberam o vinho Monumental | Foto: CACB

Para brindar a empreitada, nada melhor do que vinho. Vinte e cinco unidades do  Alvorada Syrah e outras 15 do premiado Monumental Syrah foram distribuídas pela CACB para os participantes da reunião.

 

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