Imprensa
EXPECTATIVA

Vacinação lenta e segunda onda da Covid-19 levam economistas a prever recessão

Espera-se queda do PIB no 1º e 2º trimestres, no momento que o país registra mais de 3 mil mortes diárias pela doença

5 de abril de 2021 às 10:35

O pico da segunda onda da pandemia está derrubando ainda mais a expectativas para a economia este ano. No momento que a média diária de mortes por Covid-19 ultrapassa 3 mil mortos, mais economistas estão prevendo nova recessão no início do ano, com dois trimestres seguidos de recuo do Produto Interno Bruto (PIB).

A reação econômica este ano e em 2022 não será suficiente para o país se recuperar da recessão da Covid-19. Somente em 2023, o país voltaria aos níveis de antes da crise.

— Dada a evolução da pandemia e o ritmo lento de vacinação, o mais provável é que o país passe por uma recessão técnica no primeiro semestre. Enquanto a crise sanitária não for resolvida, não vai ter retomada robusta — afirma Adriano Laureno, economista sênior da Prospectiva Consultoria.

Carlos Kawall, diretor da ASA Investments, afirma que o recrudescimento da pandemia em março anulou o bom momento de janeiro e fevereiro, mesmo com o fim do auxílio emergencial. Ele estima queda de 0,5% do PIB no primeiro trimestre frente ao fim do ano e mai novo recuo de 2% no segundo trimestre.

Ele prevê que o PIB de 2021 cresça 2,3% e 1,5% em 2022. O resultado combinado dos dois anos não compensará a queda de 4,1% do PIB em 2020:

— Não há cenário claro de controle da pandemia, há atrasos nas vacinas. Mesmo em países que estão vacinando mais rápido, como Chile, Reino Unido e EUA, avalia-se que é preciso ampliar o distanciamento por mais tempo — diz Kawall, lembrando que entre os emergentes mais relevantes, o Brasil é o único a ter a expansão de 2021 revisada para baixo.

A pandemia afeta os negócios e aumenta a incerteza, inibindo o consumo de famílias e empresas. Na pesquisa Focus, feita pelo Banco Central com instituições financeiras, a previsão para o PIB cai há quatro semanas. Hoje está em 3,18%. Sílvia Matos, coordenadora do Boletim Macro Ibre/ FGV, classifica como “uma catástrofe” a situação do país:

— Se o país não crescesse nada este ano, mas mantivesse o ritmo da atividade de dezembro, teríamos uma alta do PIB de 3,6%, o chamado carregamento estatístico. Mas nossa previsão já está em 3,2%. O país está desacelerando.

Enrico Cozzolino, analista do Banco Daycoval, diz que faltam medidas para solucionar essa parada econômica:

— Seria um bom momento de uma sinalização forte de que as reformas (administrativa e tributária) estariam avançando. Mas não há clima, nem coalizão política para seguir com esta agenda.

Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil

Mais riscos

Risco fiscal, com a dívida pública chegando a 90% do PIB, dúvidas sobre a viabilidade do Orçamento aprovado pelo Congresso, inflação subindo, devendo superar 7% em 12 meses, juros em alta, incertezas políticas e ameaças institucionais pioram a situação, lembra Sérgio Vale, da MB Associados, que também espera recessão no primeiro semestre e alta do PIB de 2,6% este ano:

— Temos o risco político de um governo que não tem funcionado há dois anos. Ninguém esperava que chegássemos a 4 mil mortos por dia.

Fernando Honorato Barbosa, economista-chefe do Bradesco, tem uma visão mais otimista:

— A pandemia tem um certo ciclo, vimos isso no Amazonas, no Reino Unido, nos EUA. Depois que você bate um pico, medidas de isolamento são adotadas e a transmissão cai. Acho que na segunda quinzena de abril teremos dados bem melhores de internações nos hospitais. Isso deve favorecer a retomada, no momento em que deveremos estar acelerando a vacinação.

O economista do Santander Lucas Maynard explica que o banco elevou na semana passada sua previsão de crescimento para 2021, passando de 2,9% para 3%, devido à absorção do melhor resultado do quarto trimestre de 2020 e dos números de janeiro.

No primeiro trimestre, a instituição espera alta de 0,2% em relação ao trimestre anterior e uma queda de 0,6% no segundo trimestre, mas ele não afasta o risco de recessão:

— Este debate sobre recessão técnica no primeiro semestre segue aberta. Uma variação de 0,2% positivo ou 0,2% negativo no primeiro trimestre é algo totalmente factível. Na verdade, vemos o PIB estável no primeiro trimestre do ano.

Fonte: O Globo

Últimas Notícias

Resultados do programa AL-INVEST Verde são apresentados no #ConexiónVerde+, em Belém Resultados do programa AL-INVEST Verde são apresentados no #ConexiónVerde+, em Belém
#ConexiónVerde+ 4 de dezembro de 2024 às 17:34

Resultados do programa AL-INVEST Verde são apresentados no #ConexiónVerde+, em Belém

FCS promove jantar para o fortalecimento do Simples Nacional FCS promove jantar para o fortalecimento do Simples Nacional
Simples Nacional 4 de dezembro de 2024 às 17:00

FCS promove jantar para o fortalecimento do Simples Nacional

CMEC reúne duas mil empresárias no 5º Liberdade para Empreender CMEC reúne duas mil empresárias no 5º Liberdade para Empreender
CMEC NACIONAL 4 de dezembro de 2024 às 11:26

CMEC reúne duas mil empresárias no 5º Liberdade para Empreender

Comitê Jurídico da CACB realiza última reunião do ano Comitê Jurídico da CACB realiza última reunião do ano
LEGISLAÇÃO 3 de dezembro de 2024 às 16:47

Comitê Jurídico da CACB realiza última reunião do ano

Conexión Verde reúne lideranças em Belém para discutir sustentabilidade e negócios Conexión Verde reúne lideranças em Belém para discutir sustentabilidade e negócios
Internacional 3 de dezembro de 2024 às 14:31

Conexión Verde reúne lideranças em Belém para discutir sustentabilidade e negócios

Liberdade para Empreender aborda o crescimento, as vantagens e desafios do empreendedorismo feminino no país Liberdade para Empreender aborda o crescimento, as vantagens e desafios do empreendedorismo feminino no país
CMEC NACIONAL 2 de dezembro de 2024 às 12:10

Liberdade para Empreender aborda o crescimento, as vantagens e desafios do empreendedorismo feminino no país

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  
m\

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel