O Sistema das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil segue elegendo novos líderes para os próximos mandatos. Depois das Federações de Minas Gerais e Rio Grande do Sul – clique aqui e leia a matéria -, agora é a vez do Paraná, do Pará e do Mato Grosso, além das ACEs de Campina Grande-PB e Cuiabá-MT. Confira:
Paraná
Em novembro, durante o Congresso Empresarial Paranaense e XXXII Convenção Anual Faciap, o empresário Fernando Moraes foi reeleito presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) para o biênio 2023-2024.
Fernando, que assumiu a entidade em janeiro de 2021, encabeçou a chapa “Paraná Associativista”, que contempla o Conselho de Administração e Conselho Superior, e que foi eleita por aclamação.
Atualmente, a Faciap representa 295 associações comerciais e está presente em 75% dos municípios paranaenses.
Pará
Quem também foi reconduzido à Presidência foi o líder da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Alberto Batista de Oliveira, também para o biênio 2023-2024.
Alberto lembra das dificuldades enfrentadas por sua gestão, cuja a principal foi o período de pandemia, que sucumbiu milhares de emprego, de empresas, além de dezenas de milhares de vidas, enfrentado, segundo ele, com competência, seriedade e compromisso com o desenvolvimento do estado.
“Para a próxima gestão, a nova diretoria buscará fortalecer ainda mais as Associações Comerciais do Pará, visando alcançar todos os municípios do estado e implantando Conselhos de Mulheres em todas as ACEs – um trabalho que consideramos muito importante para o desenvolvimento das entidades e que tem gerado muitos frutos. Também vamos unir forças com CACB para, juntos, construirmos um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento econômico e social do nosso país”, declara Alberto, também vice-presidente da CACB.
Mato Grosso
O administrador Jonas Alves foi reconduzido pela terceira vez à presidência da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial de Cuiabá para mais quatro anos de mandato.
“Além de ser uma grande honra, ser reconduzido à Presidência é a continuidade de um trabalho que estamos fazendo, sempre no sentido de fortalecer as Associações Comerciais no estado de Mato Grosso e seus filiados”, declarou, apontando que o foco da administração será o de aproximar e prestar o melhor serviço às Associações.
Jonas também foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT para a gestão 2023-2026. Para ele, além de grande honra e satisfação, o cargo é uma responsabilidade imensa, mas, ao mesmo tempo, uma oportunidade para que as Associações Comerciais se engajem cada vez mais. “Vamos implementar diversas ações e levantar possibilidades que possam auxiliar cada vez mais o setor empresarial”, afirmou.
Campina Grande
O empresário Antônio Andrade foi reconduzido ao cargo de presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande – ACCG. Com isso, a chapa “A Força do Associativismo”, encabeçada por Antônio Andrade e composta por outros 39 empresários, assumem funções no Conselho Diretor, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal e permanecem à frente dos trabalhos durante o biênio 2023-2024.
O presidente da ACCG lembrou os feitos da sua gestão nos últimos dois anos e enfatizou a união das instituições representativas do setor produtivo em busca de pleitos que visam o desenvolvimento da cidade e do estado.