Ao longo desta semana, duas Federações do Sistema CACB elegeram nova Diretoria para mandatos que se iniciam em 2023. A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) reconduziu Valmir Rodrigues à Presidência para mais três anos de mandato. Além dele, outros 18 vice-presidentes, 30 membros da Diretoria e outros seis membros do Conselho Fiscal também foram eleitos.
Em seu discurso, logo após a eleição, realizada nesta quinta-feira (01), o presidente da Federaminas, que também é diretor Financeiro da CACB, agradeceu a oportunidade e ressaltou seu compromisso com a entidade. “Neste segundo mandato, o foco é buscar, de uma maneira muito evidente, a sustentabilidade da Federação e das federadas. Através disso, iremos conseguir alcançar outros objetivos. Tudo isso faz parte de um propósito maior, de melhor representar a entidade institucionalmente, realizar ações sociais e valorizar mais cada empresa que estiver dentro do nosso hall de associados”, disse Valmir.
Também pela segunda vez, integra a Diretoria da Federaminas, a vice-presidente da CACB Tânia Mara Rezende. Atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia, Tânia também foi presidente do antigo Conselho Nacional da Mulher Empresária da Confederação.
Troca de bastão na Federasul
Na quarta-feira (30), a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), elegeu o engenheiro agrônomo e advogado Rodrigo Sousa Costa como presidente da gestão 2023-2024. Rodrigo é o atual vice-presidente de Integração da entidade, e vai iniciar o seu mandato de dois anos em 1º de janeiro, com uma renovação de Diretoria equivalente a 40%, sendo composta por mais de 30% de lideranças femininas.
“Nossas entidades serão sempre trincheira de valores e princípios em defesa do projeto de integração de todas as filiadas no estado, com participação democrática e grande mobilização em prol dos ideais, para que possam ser a voz dos que representam, transformando a realidade para melhor”, disse o novo presidente, em uma curta manifestação, quando também lembrou a trajetória da entidade de 95 anos, que em 2017 democratizou a escolha dos presidentes, permitindo, com a mudança nos estatutos, com que cada filiada tenha direito a um voto.
No próximo dia 16, Rodrigo Sousa Costa assina o termo de posse, como o novo presidente da Federasul, substituindo Anderson Trautman Cardoso, também vice-presidente da CACB. O novo presidente anunciou que vai abrir o debate do planejamento para os próximos anos, aprimorando estratégias e uniformizando percepções, “para depois agir em bloco, numa única direção”.