Imprensa
Comércio Exterior

Segunda reunião da Brazilian Chamber of Commerce é realizada de forma online

Representantes de mais de 20 entidades discutiram parcerias estratégicas para estimular a internacionalização de pequenas empresas

17 de outubro de 2024 às 17:41

Foto: CACB

A Brazilian Chamber of Commerce realizou sua segunda reunião, conduzida pelo presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, dessa vez online, e teve a participação de mais de 27 organizações parceiras, entre eles o secretário de relações internacionais do Governo do Distrito Federal, Paco Britto, e o conselheiro do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Durval Carvalho.

Também participaram representantes do Banco do Brasil e de empresas e instituições como a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadora (CECIEx), Grupo Serpa e Sebrae.

Com o objetivo de discutir futuras parcerias e fortalecer o apoio às micro e pequenas empresas (MPEs), a reunião teve início com a introdução dos três principais objetivos da Brazilian Chamber of Commerce. As metas da câmara são alcançar 30 mil micros e pequenas empresas no mercado internacional em 2025, alinhar as agendas de ações de promoção comercial e programas de capacitação das entidades que apoiam a iniciativa, além de propor novas políticas para impulsionar o comércio exterior das pequenas empresas e produtores para ampliar a competitividade no cenário global. Além disso, os participantes também falaram de possíveis novas parcerias e do apoio aos projetos AgroBr da CNA e da internacionalização das cooperativas do OCB.

“A função da CACB é se fazer ouvir em Brasília. Saber dessas necessidades de vocês é muito importante para entendermos como e onde precisamos agir”, disse o presidente Cotait, afirmando que a entidade está comprometida em representar as necessidades dos empreendedores.

Um dos pontos centrais da reunião foi a discussão sobre a criação de um local onde programas de capacitação e incentivo possam ser disponibilizados para as empresas. Maurício Manfré, coordenador de Relações Internacionais da CACB, destacou a importância de “montar uma ferramenta funcional de informação” para facilitar o acesso das empresas a esses programas, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo.

Destaques das participações

Najila Souza, do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), compartilhou o valor da capacitação: “A Apex nos deu a oportunidade de incluir o Peiex – tem sido uma experiência muito interessante. Estamos aí com uns 5, 6 meses de capacitação. Só o Peiex é pouco, precisamos pegar esses empresários pela mão”, explicou. A parceria tem direcionando esforços para fortalecer a cadeia produtiva do Feijão, Pulses e Gergelim. No processo de qualificação, totalmente online, as empresas são guiadas na preparação de um plano de exportação sob medida, fundamental para sua expansão no mercado internacional.

Rodrigo Iglesias, da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), enfatizou o crescimento das rodadas de negócios entre as empresas, uma alternativa para aquelas que não conseguem participar de feiras comerciais. Ele sugeriu a criação de projetos setoriais que facilitem a participação dos pequenos empresários no mercado internacional.

Beatriz Sartori, da Associação Brasileira da Industria do Arroz (Abiarroz), pontuou a carência de informações básicas sobre acordos e certificações exigidas para o comércio internacional, o que dificulta a entrada de empresas menores no mercado global.

Rodrigo Marra, da CNA, destacou o trabalho do programa AgroBR, agora associado a BRCC, que já conta com três consultores dedicados a atender MPEs. Com escritórios internacionais em Dubai, Xangai e Singapura, o programa tem ajudado pequenos produtores de café, frutas, mel, cachaça, vinhos e espumantes a se habilitarem para exportação. “Os produtores só ficam habilitados depois que passam pela nossa consultoria, e já realizamos mais de 180 mil atendimentos por ano”, explicou Marra.

Conectando empresas e fortalecendo o cooperativismo

Tania Reis, CEO do Grupo Serpa, elogiou a iniciativa do presidente da CACB e a força do time reunido. Cotait, por sua vez, destacou a necessidade de uma maior conexão entre as empresas e sugeriu que o CECIEx poderia desempenhar um papel fundamental em identificar pequenos produtores e levar suas ideias para missões internacionais. Ele também expressou o desejo de consolidar uma agenda para 2025, com foco em eventos e missões que atendam às MPEs.

Débora Ingrisano, do Sistema OCB, apresentou dados que mostram o impacto positivo do cooperativismo nas economias locais. “O cooperativismo deu certo, no Brasil. Nosso modelo de negócio enriquece pequenas e médias comunidades, onde todo lucro/resultado fica na comunidade”, afirmou. Ela também destacou o plano de lançar um catálogo atualizado com mais de 1.100 cooperativas no próximo ano, das quais 600 estão aptas para exportação.

Próximos passos

O evento foi concluído com uma nota de agradecimento do ministro Durval Carvalho, do MRE, que reforçou a importância de estruturar a participação das MPEs nos mercados internacionais. Ele sugeriu que as embaixadas brasileiras poderiam apoiar essas empresas por meio de estudos de mercado e suporte nas feiras.

A próxima reunião da Brazilian Chamber of Commerce foi agendada para o dia 12 de novembro, às 9h30, em Brasília, e será realizada de forma presencial.

Leia também
Em evento da Apex, Alfredo Cotait Neto defende apoio para os pequenos exportarem

Últimas Notícias

Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa
Na mídia 13 de maio de 2025 às 16:32

Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa

CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis
Economia verde 13 de maio de 2025 às 14:38

CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis

Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede  Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede 
Serviços 13 de maio de 2025 às 13:35

Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede 

Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília
CMEC 13 de maio de 2025 às 12:12

Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília

Cursos da FAC-SP conquistam nota máxima do Ministério da Educação Cursos da FAC-SP conquistam nota máxima do Ministério da Educação
Formação 12 de maio de 2025 às 16:15

Cursos da FAC-SP conquistam nota máxima do Ministério da Educação

Centro Empresarial Flores da Cunha participa do Empreender Centro Empresarial Flores da Cunha participa do Empreender
Associativismo 9 de maio de 2025 às 15:29

Centro Empresarial Flores da Cunha participa do Empreender

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel