CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / MINAS GERAIS

Retomada Econômica: Federaminas abre Congresso e dá destaque ao Projeto Transformar

Objetivo do evento e nortear os empresários mineiros no caminho da retomada pós-pandemia

02 de dezembro de 2021 - 16:45

A Federaminas abriu nesta quarta-feira (01) o XXIII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, que acontece até sexta-feira (03), de forma híbrida. O objetivo do evento, garante Valmir Rodrigues, presidente da entidade, é entender os rumos dos negócios na retomada econômica para que as empresas atuem de forma assertiva e voltem a crescer.

O evento, segundo ele, vai tratar de diversos assuntos, como marketing, vendas, comportamento humano, e-commerce e políticas públicas. “Tudo isso está entrelaçado e, para que a retomada dê certo, temos que saber o caminho que devemos seguir. E mais do que isso, a Federaminas precisa ser a bússola que vai orientar seus associados nesse sentido. Chega de acertar 100%, agora tem que ser 150%, para que os negócios deem realmente certo nesse novo modelo, nesse novo mundo pós-pandemia”, disse.

O presidente da CACB, George Pinheiro, que esteve no evento, lembrou o fechamento de todos os negócios no início da pandemia e elogiou a temática do evento, de levar aos empresários mineiros a impulsionarem suas empresas nessa retomada. “Ainda temos muito o que aprender e tenho certeza de que este será um momento de grandes ensinamentos para todos nós”, declarou.

Pinheiro também fez uma citação à Eleição da nova Diretoria da CACB, realizada na última terça-feira (30). Na ocasião, Valmir Rodrigues foi eleito para o cargo de diretor-Financeiro da entidade na gestão 2022-2024.

Na parte da manhã, os participantes prestigiaram as palestras “Muito além do Big Mac”, com o diretor de Marketing do Mc Donald´s, João Branco, e “A hora do fator humano”, com o professor, mestre e cientista motivacional, com foco em gestão emocional, Edu Santos.

Encontro do Projeto Transformar

No período da tarde, Eduardo Vieira, superintendente da CACB e coordenador do Projeto Transformar, da Confederação em parceria com o Sebrae, faz aos participantes uma apresentação sobre o programa, citando os eixos estratégicos, os objetivos e algumas ações que foram realizadas nos últimos meses, mesmo em meio à pandemia.

Entre os destaques, vieira pontuou o resultado político do projeto, que tem como um dos objetivos fortalecer as associações comerciais para que elas colaborem e participem do desenvolvimento local, engajando-se, principalmente, nas questões políticas e econômicas dos seus municípios. “Não dá para ficarmos apenas reclamando, é preciso participar. E foi o que vimos acontecer, nossos líderes entregaram seus pleitos aos candidatos e agora os cobram do compromisso assumido antes do período eleitoral, assumindo o papel de liderança que os empresários podem e devem exercer nas suas regiões”, pontuou.

Outro destaque da fala do coordenador diz respeito ao acesso à justiça: Ate 31 de janeiro, a CACB por intermédio da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) e com o apoio do Sebrae, promove uma ação que vai realizar procedimentos de mediação para micro e pequenas empresas, de forma online e gratuita. Serão atendidas empresas com conflitos empresariais que envolvam valores de até R$ 20 mil, e que não se enquadrem na esfera trabalhista.

Além disso, também foram abordados temas como transformação digital, inovação, e-commerce, acesso ao crédito, entre outros, sempre com o objetivo de dar força às entidades e empresas associadas.

Além de Vieira, os consultores do Transformar Manoel Ignácio, Maria Gorete e Hélcio Moreira falaram das experiências que tiveram com os participantes, ao longo das formações que ministraram. Os cursos realizados pelo projeto, inclusive, estão disponíveis no canal da CACB no YouTube e podem ser assistidos a qualquer momento.

Por fim, Gilmar Barboza, também consultor do projeto, apresentou casos de sucesso de iniciativas realizadas por entidades empresariais de todo o Brasil.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311