
Foto Facisc
O Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) promoveu, entre os dias 15 e 17 de janeiro, o evento “Do conhecimento ao impacto: O papel do consultor na transformação sustentável”, reunindo seus consultores na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em Florianópolis. O encontro teve como foco alinhar estratégias, reforçar metodologias e compartilhar experiências para fortalecer a missão da entidade.
“O objetivo foi unificar informações e práticas, reforçando os princípios, estratégias e objetivos do IDEL. Realizamos trocas de experiências, visitas técnicas e discussões para alinhar o trabalho em campo e calibrar nossos conhecimentos”, explicou Rodrigo Cidade, diretor superintendente do IDEL.
A abertura contou com a presença do superintendente da Federação, Rodrigo Busana, que apresentou o vídeo institucional da federação. Andreas Dohle, diretor técnico do instituto, destacou a história da organização, suas raízes na Alemanha e os resultados obtidos no Brasil por meio do programa DEL Turismo. “Transformamos desafios locais em oportunidades globais”, afirmou.
O evento também trouxe à tona os planos de expansão do IDEL para estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A meta é implementar a metodologia de impacto sustentável em mais 20 municípios até 2025, além de certificar quatro novos destinos e 30 empresas.

Foto: Facisc
CACB e o DEL Turismo
O instituto Del e a CACB já possuem uma parceria de sucesso a partir do âmbito do Empreender, programa em conjunto com o Sebrae, que tem auxiliado empresários de diferentes setores a ampliarem sua competitividade e capacidade de inovação, e do Programa AL-INVEST Verde, um consórcio financiado pela União Europeia. O projeto-piloto, que contou com um investimento de R$ 327,4 mil, incluiu palestras, workshops e certificações. Ao final, 80% das empresas participantes adotaram práticas econômicas sustentáveis e receberam selos Good Travel, que possuem três níveis. Atualmente, as cidades de Pomerode, Urubici, Arroio Trinta, Arabutã e Rio Piracicaba, também fazem parte do projeto.
Essa cooperação fez com que o Brasil possuísse 14 destinos votados entre os mais sustentáveis do mundo, durante a Conferência Global Green Destinations 2024. E dentre eles, seis são catarinenses.
No Brasil, esse programa de selos Green Destinations para empreendimentos turísticos é operacionalizado pelo IDEL, que oferece suporte a todos os empreendimentos que decidem embarcar no programa de Certificação de Gestão Sustentável para Empreendimentos Turísticos – Good Travel Seal.
O selo faz parte de um programa de gestão de sustentabilidade para todos os negócios e instalações relacionados ao turismo e viagens, projetado para ser viável e acessível, especialmente para micro e pequenas empresas (MPEs). O nível 1 é uma certificação rápida. As empresas fazem uma autoavaliação, seguida de entrevista e uma auditoria final. Nos níveis 2 e 3, as empresas terão uma lista de critérios que deverão cumprir para melhorarem suas práticas sustentáveis, além disso deverão enviar documentos para comprovar as ações cumpridas.
Outros encontros
Em novembro, o presidente da Facisc e representantes do IDEL se reuniram com a CACB para discutir novas parcerias e estratégias de inovação no programa AL-INVEST Verde. A iniciativa, ainda em fase inicial, busca promover práticas sustentáveis e avançar na transição para uma economia verde, com potencial para impulsionar o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina e servir como modelo para outras regiões do país.
Durante o encontro, também foram abordados os projetos apoiados pela CACB no estado. As entidades alinharam detalhes sobre o acompanhamento técnico e financeiro das iniciativas em andamento, que têm como objetivo fortalecer as micro e pequenas empresas locais. Desenvolvido pela CACB em parceria com o Sebrae, o Empreender tem ajudado empresários de diversos setores a melhorar sua competitividade e capacidade de inovação.