Em reunião recente entre a CACB e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), executivos e líderes das duas entidades, o presidente da federação, Elson Otto, e com a participação do novo superintendente do Instituto Del (IDEL), Rodrigo Cidade, e da nova coordenadora de projetos do Idel, Aline Nandi, discutiram ações estratégicas de apoio aos empresários catarinenses e a expansão de projetos conjuntos para 2025. Além de alinhar questões políticas e comerciais, o encontro também abordou os avanços no programa Empreender e o potencial do AL-INVEST Verde para fortalecer ainda mais a atuação das instituições no cenário nacional.
A Facisc elogiou o trabalho da CACB na defesa dos interesses do setor empresarial e expressou sua disposição em colaborar para que esse trabalho alcance ainda mais eficácia. “A atuação da CACB em Brasília, junto aos poderes Legislativo e Executivo, tem sido essencial na defesa dos pleitos do empresariado. Nossa intenção é estreitar esses laços e contribuir de forma mais efetiva para que os interesses dos empresários catarinenses sejam sempre representados”, afirmou o presidente Otto.
Os projetos apoiados pela CACB em Santa Catarina também foram tema de discussão. No âmbito do programa Empreender, as entidades ajustaram detalhes relacionados ao acompanhamento técnico e financeiro das iniciativas em curso, que visam fortalecer as micro e pequenas empresas locais. O Empreender, programa da CACB em parceria com o Sebrae, tem auxiliado empresários de diferentes setores a ampliarem sua competitividade e capacidade de inovação.
Outro ponto relevante do encontro foi a possível sinergia com o Instituto DEL e o programa AL-INVEST Verde, iniciativa financiada pela União Europeia. A proposta inicial, aprovada e depois adiada pela Facisc, será retomada em colaboração com a CACB. O projeto visa à implementação de práticas sustentáveis e à transição para uma economia verde, algo que pode impulsionar o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina e servir de exemplo para o resto do país.
A parceria entre a CACB e a Facisc tem o intuito de impulsionar a inovação, a competitividade e a sustentabilidade dos negócios. A responsável pelo projeto Empreender, Anna Mauger, explicou que o embrião do programa nasceu em 1931 através do desenvolvimento de um projeto pelas Associações Comerciais de Santa Catarina, Blumenau, Brusque e Joinville, com o apoio do governo alemão, através da Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera. “Acreditamos que a troca de experiências e o trabalho conjunto entre as entidades são essenciais para o crescimento do empreendedorismo no Brasil”.
Rodrigo Cidade, superintendente do IDEL, comentou a importância da reunião: “Foi extremamente relevante para consolidarmos os projetos atuais entre a CACB e o Instituto DEL, além de explorar novas oportunidades para 2025. Com destaque para ações inovadores e parcerias estratégicas, fortalecemos a cooperação entre as duas entidades e reforçamos o protagonismo da federação catarinense, como idealizadora e impulsionadora do IDEL. Acredito que esse alinhamento estratégico reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e sustentável não só do estado catarinense, mas do Brasil”.
A Facisc também aproveitou o encontro para compartilhar seus mais recentes avanços, como o lançamento de um cartão de crédito em parceria com a MasterCard, disponível para empresários de Santa Catarina. Este serviço financeiro representa uma nova alternativa para os associados da federação, que terão condições especiais para suas operações comerciais e maior facilidade no acesso ao crédito.