Para incentivar o fortalecimento do associativismo, estão sendo promovidas capacitações que visam a aprimorar a atuação das ACEs. Voltado para gestores, lideranças empresariais e executivos, o curso da CACB busca abordar estratégias para mobilizar empresários e melhorar a organização das entidades. A ideia é focar na sustentabilidade, detalhando etapas de planejamento e boas práticas de gestão.
O encontro reuniu presidentes e executivos em Fortaleza (CE). A Federação das Associações Comerciais do Ceará (FACC) e mais onze associações comerciais do estado participaram do evento.
Com o suporte do Sebrae, por meio dos programas Empreender e AL-Invest Verde, as organizações recebem orientações sobre a importância da rede para o desenvolvimento local. Os manuais utilizados na qualificação abordam temas como a administração das entidades, a cultura de cooperação, o crescimento da economia e a oferta de serviços. O evento durou dois dias, sendo o primeiro focado na sensibilização dos presidentes e o segundo na capacitação dos executivos.
O AL-Invest Verde também é citado. O programa financiado pela União Europeia busca promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina, através de inovações que favoreçam uma economia circular e de baixo carbono.
Outro ponto alto do encontro foi a participação da Central de Rede (CDR), pelo CEO, Henrique Noya e o Head, Maurici Dias. Eles explicaram que a CDR é uma plataforma que conecta fornecedores e parceiros estratégicos para oferecer aos empresários acesso a produtos e serviços exclusivos, como seguros de vida, planos de saúde, máquinas de cartão e consórcios. A federação cearense já assinou um termo de adesão.
Para o presidente da FACC, João Guimarães, o encontro foi de extrema importância e trouxe um novo olhar para todos que participaram. “Considero o antes e o depois do evento, que alavancou o entusiasmo de todos que estiveram presentes. É de extrema importância termos mais encontros assim”, concluiu.
Para conferir a ação do Empreender em outros estados clique no link.