
Presidentes da federação e das associações comerciais do estado de RN | Foto: Divulgação
Para estimular o fortalecimentos do associativismo, estão sendo promovidas ações de capacitação e sensibilização sobre o trabalho do sistema por todo o país. Com apoio do Sebrae, por meio do programa Empreender, e do AL-Invest Verde, as entidades recebem orientações sobre “O Poder da Rede”.
Os cursos voltados para presidentes e executivos de associações comerciais abordam a gestão das ACEs, a cultura associativista, o desenvolvimento local e a prestação de serviços.

Foram realizadas palestras e apresentados os projetos do AL-Invest Verde e os serviços da CDR| Foto: Divulgação
Na última semana de maio, os eventos foram organizados em Natal, com a participação de representantes da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern), e das Associações Comerciais e Empresariais do RN (ACRN) e de Apodi (ACEMA), e ainda a Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caicó (ACC).
Entre os destaques da formação estão palestras sobre os projetos desenvolvidos com apoio da CACB para fomentar a economia local e estimular a competitividade, como a metodologia do Empreender.
O AL- Invest Verde também é um deles. O programa financiado pela União Europeia tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina, a partir de inovações e digitalização de negócios que impulsionem uma economia circular com baixo teor de carbono.
Outro ponto que é abordado é a adesão à Central de Rede, plataforma que conecta fornecedores e parceiros estratégicos para que os empresários tenham acesso a produtos e serviços exclusivos, como seguros de vida e de saúde, maquininha de cartão, e consórcios, por exemplo.
Para o presidente da ACRN, Schiavo Durval, que participou do momento de qualificação, as conversas oferecem estímulo para adoção de novas práticas e planejamento a partir de modelos de sucesso de projetos, produtos e serviços: “ Apesar de sabermos no dia a dia o papel de uma Associação Comercial e Empresarial, as inovações ajudam a garantir a sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento econômico e social local”.