
Artigo de Cotait em defesa do Simples nas páginas de O Estado de São Paulo | Arte: Gustavo Damaso
O jornal O Estado de São Paulo publicou nesta terça-feira (19), um artigo do presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, em defesa do Simples Nacional. No texto, ele explica que trata-se de um regime de tributação diferenciado extremamente simples em relação à burocracia e que as empresas optantes por ele pagam imposto sobre a receita bruta não sendo, assim, uma renúncia fiscal.
Cotait também contextualiza a participação das empresas brasileiras no sistema – “92% dos empreendimentos, sendo 20 milhões de micro e pequenas empresas e cerca de 70% dos empregos do país” – e analisa o porquê da inadimplência ser tão alta: “Um dos pontos que precisam ser fortalecidos é a atuação da Receita Federal, visando à prestação de mais informações, esclarecimentos e capacitação ao empreendedores.”
Por fim, o presidente alerta para os riscos de alteração do Simples Nacional, agora na Reforma Tributária. “Se o texto for aprovado como está, os dois caminhos serão prejudiciais aos empreendedores: ficar no Simples e perder competitividade ou adotar o regime fiscal híbrido, o que pode comprometer a viabilidade dos pequenos negócios”, explica Alfredo Cotait Neto.
O artigo foi publicado na coluna “Economia & Negócios”, página de fundamental leitura para todos que acompanham as tendências e discussões em pauta no Brasil.
Confira aqui o artigo na íntegra.