Imprensa
FOCUS

Instituições financeiras reduzem pela 4ª vez estimativa de inflação

Previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou, desta vez, de 3,94% para 3,87%

11 de fevereiro de 2019 às 10:54

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Instituições financeiras reduziram pela quarta vez seguida a previsão para a inflação neste ano. De acordo com pesquisa do Banco Central (BC), a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou, desta vez, de 3,94% para 3,87%. A projeção é do boletim Focus, uma publicação semanal do BC, com estimativas de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2020, a previsão para o IPCA permanece em 4%. Para 2021 e 2022 também não houve alteração na estimativa: 3,75%.

A meta de inflação deste ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%. A estimativa para 2020 está no centro da meta (4%). Essa meta tem intervalo de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para 2021, o centro da meta é 3,75%, também com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. O CMN ainda não definiu a meta de inflação para 2022.

Para controlar a inflação e alcançar a meta, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic. Para o mercado financeiro, a Selic deve permanecer no seu mínimo histórico de 6,5% ao ano, até o fim de 2019. Para o final de 2020, a estimativa para a taxa é 8% ao ano, assim como a previsão para 2021 e 2022.

A Selic, que serve de referência para os demais juros da economia, é a taxa média cobrada nas negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

A manutenção da Selic, como prevê o mercado financeiro neste ano, indica que o Copom considera as alterações anteriores nos juros básicos suficientes para chegar à meta de inflação.

Ao reduzir os juros básicos, a tendência é diminuir os custos do crédito e incentivar a produção e o consumo. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de ficar acima da meta de inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Crescimento econômico

A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi mantida em 2,50%, em 2019 e nos próximos três anos.

A previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar permanece em R$ 3,70 no final deste ano e em R$ 3,75, no fim de 2020.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Setor produtivo defende solução conjunta para reduzir insegurança no contencioso da reforma tributária Setor produtivo defende solução conjunta para reduzir insegurança no contencioso da reforma tributária
DEBATE 29 de outubro de 2026 às 17:59

Setor produtivo defende solução conjunta para reduzir insegurança no contencioso da reforma tributária

Setor produtivo e representação de municípios discutem voto distrital misto em Brasília Setor produtivo e representação de municípios discutem voto distrital misto em Brasília
ARTICULAÇÃO 28 de outubro de 2026 às 18:08

Setor produtivo e representação de municípios discutem voto distrital misto em Brasília

CACB promove 5º Encontro Nacional de Fortalecimento do Associativismo em Foz do Iguaçu CACB promove 5º Encontro Nacional de Fortalecimento do Associativismo em Foz do Iguaçu
ASSOCIATIVISMO 28 de outubro de 2026 às 17:01

CACB promove 5º Encontro Nacional de Fortalecimento do Associativismo em Foz do Iguaçu

Pela valorização das mulheres que empreendem e movimentam a economia do Brasil Pela valorização das mulheres que empreendem e movimentam a economia do Brasil
AO PRESIDENTE DA RÉPUBLICA REELEITO 27 de outubro de 2026 às 14:01

Pela valorização das mulheres que empreendem e movimentam a economia do Brasil

Carta ao presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva Carta ao presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva
ELEIÇÕES 2026 26 de outubro de 2026 às 14:37

Carta ao presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino
NA MÍDIA 22 de outubro de 2026 às 16:10

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel