CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / VIDEOCONFERÊNCIA

Fórum Brasil Export debate projeto de redução do Custo Brasil

O secretário de Desenvolvimento do Ministério da Economia, Jorge Lima, destacou a importância da participação do setor produtivo na elaboração de políticas públicas

19 de maio de 2021 - 10:23

O Fórum Brasil Export realizou nesta terça-feira (18) uma videoconferência com o secretário de Desenvolvimento do Ministério da Economia, Jorge Lima, para falar sobre o projeto de redução do Custo Brasil, que tem por objetivo destravar a economia e fortalecer a retomada do crescimento econômico do país.

Em sua fala, o secretário destacou a importância da participação do setor produtivo na política, dizendo que a prática do lobby, em qualquer país desenvolvido, é um direito do empresário, para que ele possa participar da elaboração de políticas públicas que influenciem na sua atividade. “A única forma de o projeto de redução do custo Brasil dar certo, é com a participação do setor produtivo”, declarou.

O trabalho, liderado por Lima, tem desenvolvido e apoiado uma série de projetos em andamento no Executivo, no Legislativo e no Judiciário que, juntos, têm o potencial de redução do custo Brasil em R$ 1,5 trilhão. “Dois terços desses valor vai, necessariamente, passar pelo Congresso Nacional, por isso a importância da participação dos empresários”, aponta.

Lima destacou ainda as coalizões que tem feito nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal para que as diferenças regionais de cada canto do país sejam levadas em conta nos projetos que estão sendo elaborados. Ele também pediu que os setores não olhem apenas para si e trabalhem também por projetos que não são da sua região ou que não afetem sua atividade diretamente.

“Se todo mundo tiver a percepção de que precisamos trabalhar no todo e, paralelamente, nas questões específicas, vamos muito mais longe”, afirmou.

O presidente do Conselho Internacional do Brasil Export, Cesar Meireles, disse que a fala de Lima é um banho de motivação para o setor e destacou a importância de que a reforma tributária avance no Congresso Nacional. “Precisamos apoiar incondicionalmente. Claro que o modelo ainda precisará ser trabalhado, mas a reforma é fundamental, o quanto antes”, apontou.

Comércio Internacional

Durante a conversa, o presidente da CACB, George Pinheiro, fez um apelo para que projetos de incentivo ao comércio exterior ganhem mais atenção do governo brasileiro. “Precisamos estimular as empresas brasileiras a entrarem no mercado internacional. Em comparação com outros países, ainda somos muito pequenos nessa atividade. Precisamos evoluir o quanto antes”, declarou.

Participaram, ainda, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz; o presidente da Abit, Fernando Pimentel; o presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos; e o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes. A mediação foi feita pelo CEO do Brasil Export, Fabrício Julião.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311