Imprensa
ARTIGO

Dificuldade de acesso ao crédito, juros altos, jornada tripla e preconceito dificultam crescimento do empreendedorismo feminino

Por Ana Claudia Badra Cotait

20 de janeiro de 2026 às 11:56

Ana Claudia Badra Cotait – Presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da CACB e da Facesp. Fonte: Facesp

Em 2025 o empreendedorismo feminino no Brasil alcançou números que merecem comemoração e atenção. Os dados mostram que mais de 10 milhões de mulheres estão à frente de negócios no país, um recorde que expressa tanto a resiliência quanto a iniciativa feminina diante de um mercado em transformação.

Apesar desse aumento em participação, o cenário revela fragilidades estruturais que podem limitar a sustentabilidade e o crescimento desses empreendimentos. Em termos de representatividade, as mulheres corresponderam a cerca de 34% dos empreendedores, sinalizando progresso, mas também a existência de barreiras em relação à igualdade de gênero na economia.

Um dos maiores desafios que nossas empreendedoras enfrentam é o acesso ao crédito. Estudos apontam que apenas uma parcela reduzida dos recursos destinados a pequenos negócios – cerca de 25% – chega às mulheres enquanto existem muitas linhas que beneficiam majoritariamente empreendimentos masculinos. Essa diferença significa menos capital para investimentos, estoque e profissionalização das empresas lideradas por mulheres.

Outro problema são as taxas de juros mais altas cobradas das empreendedoras. Pesquisas apontam que empresárias, especialmente as microempreendedoras, chegam a pagar taxas médias efetivas superiores às dos homens, reduzindo ainda mais a viabilidade financeira de expansão dos seus negócios. Essa diferença agrava desigualdades já existentes e aumenta o risco de endividamento e de fechamento prematuro.

Outro aspecto que precisa ser considerado é a jornada das empreendedoras. Muitas mulheres acumulam uma jornada dupla ou tripla que engloba administrar o negócio, cuidar da casa e também da família, o que limita tempo para gestão estratégica, capacitação, networking e busca por novos mercados. Pesquisas apontam alto índice de sobrecarga das empreendedoras, com impactos diretos na produtividade, na capacidade de inovação e na expansão dos negócios.

As desigualdades raciais também atravessam esse ecossistema: negócios de propriedade de mulheres negras tendem a ser menores, com menor formalização e menor renda média, o que exige políticas específicas de inclusão e fomento para reduzir essa assimetria territorial e racial.

Para 2026, precisamos consolidar os ganhos de participação feminina e reduzir as vulnerabilidades que limitam a qualidade desse avanço. Algumas prioridades práticas e políticas públicas devem priorizar:

Linhas de crédito: ampliar produtos financeiros com juros e garantias compatíveis à realidade de micro e pequenas empresárias, incluindo planos específicos para MEIs lideradas por mulheres e por negras.

Desburocratização dos serviços: expandir e digitalizar capacitação, consultorias e redes de mentoria, com oferta em horários e formatos compatíveis com jornadas reduzidas.

Compras públicas: criar cotas e estímulos para que compras governamentais e grandes cadeias contratem produtos e serviços de empreendedoras.

O Brasil vive hoje um momento promissor no protagonismo feminino no empreendedorismo com mais empreendedoras, que significam mais diversidade de ideias, mais resiliência econômica e maior dinamismo para a economia local. Entretanto, sem ações estruturais que enfrentem o acesso desigual ao crédito, o ônus das taxas mais altas, a sobrecarga de trabalho e as desigualdades raciais, corre-se o risco de que o crescimento permaneça concentrado em negócios de subsistência, em vez de negócios sustentáveis e escaláveis.

Precisamos reconhecer o avanço quantitativo e, ao mesmo tempo, implementar medidas que transformem qualidade, igualdade e oportunidade em resultados concretos. Só assim transformaremos a presença feminina no empreendedorismo em um motor potente de desenvolvimento econômico e social para todo o país.

Ana Claudia Badra Cotait é presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da CACB e da Facesp

Últimas Notícias

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA
LIDERANÇA FEMININA 11 de setembro de 2026 às 17:21

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios
REFORMA TRIBUTÁRIA 10 de setembro de 2026 às 17:09

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional
NA MÍDIA 9 de setembro de 2026 às 17:22

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF
NOTA PÚBLICA 9 de setembro de 2026 às 14:03

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment
AVISO DE PAUTA 9 de setembro de 2026 às 11:57

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições
VITÓRIA DO ASSOCIATIVISMO 3 de setembro de 2026 às 18:50

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel